REBOCO DE GESSO, PORQUE NÃO USAR?

O reboco de gesso envolve vários tabus, assim como outros trabalhos de gesso que levaram anos para cair no gosto da povo brasileiro e hoje já são muito usados nas obras.

Vamos tentar nesse artigo desmistificar um pouco o reboco de gesso.

Reboco comum
É o método mais tradicional e usa materiais tradicionais como massa de cimento e areia. Este método tem como vantagem ser mais resistente inclusive a água, pode ser usado interno e externo e é bastante durável. Tem como desvantagem o custo final já que envolve reboco, massa corrida para acerto da parede e ainda pintura.

Reboco de Gesso
O uso do gesso em substituição ao reboco tradicional é uma alternativa bastante indicada para muitos casos, e ele apresenta algumas vantagens como:

  • Rapidez na aplicação
  • Economia de tempo e possivelmente de custo
  • Bom acabamento da parede

reboco de gesso

VEJA: 5 DICAS PARA CONTRATAR UM BOM GESSEIRO

Quando usar o reboco?

O reboco é o material  ideal  para áreas externas ou espaços úmidos. A própria mistura de água, cimento e areia é capaz de formar uma superfície impermeabilizante, que melhora a proteção contra infiltrações e otimiza a acústica do ambiente. Como se não bastasse, o reboco traz uma temperatura mais amena para a área interna em relação à parte externa da casa. Em termos estéticos, vale ressaltar que ele não fica tão bonito como o gesso.

Quando é melhor apostar no reboco de gesso?

O gesso deve ser utilizado quando a parede estiver aprumada e dentro do esquadro. Além de ser de rápida e prática aplicação, ele agrega mais economia à obra. Como se não bastasse, este material cobre a parede integralmente, formando uma superfície lisa, uniforme e livre de irregularidades. O único fator impeditivo para a sua aplicação é a umidade. Sendo assim, o uso de gesso deve ser evitado em cozinhas, lavanderias, saunas e banheiros. Vale salientar que a principal desvantagem deste material é que sua resistência é muito inferior à resistência do reboco. Em termos de durabilidade não há como comparar!


Contudo o uso de um ou outro acabamento na parede depende de muitos fatores que devem ser considerados no projeto. Porem o reboco de gesso pode ser usado na maioria dos casos, basta deixarmos um pouco o preconceito de lado.

334 comentários

  • Olá gostaría de tirar uma dúvida meu quarto foi todo rebocado com gesso estou querendo colocar minha tv na parede será que é seguro ou melhor não arriscar

    • Pode colocar sim, recomendo usar parafuso com bucha um pouco maior com o objetivo de alcançar o bloco de tijolo.

  • Renato Menezes

    Bom dia!! comprei uma casa em Cond. Fechado, porem as paredes são todas em reboco de gesso… e com isso o barulho da casa vizinha vai todo para nossa… eu quero rebocar com areia e cimento.. e minha duvida é posso rebocar em cima do gesso ou melhor não arriscar
    Sera q o reboco em si ajudaria na questão do barulho?

    • Não vai resolver se problema. A questão do isolamento acústico não tem nada a ver com o revestimento da parede, está relacionada com a espessura da parede e tipo de bloco que foi usado. Veja em nosso canal do Youtube como fazer isolamento acústico com chapas de drywall.

  • Boa noite, agradecia a sua informação. Tem algum inconveniente rebocar com gesso o interior da hoot de uma lareira para depois instalar um recuperador de calor? Será que com a temperatura elevada o gesso descola das paredes? Obrigado pela sua atenção.

  • Tem problema rebocar à parede da minha casa a noite?

  • FELLIPE GIAROLA

    BOA TARDE AMIGO, ESTOU CONSTRUINDO UMA CASA E FIZ O EMBOLSSO ( REBOCO ) POR FORA COM AREIA CIMENTO E CAL, BEM RESISTENTE, MINHA DUVIDA SERIA SE EU POSSO FAZER POR DENTRO COM GESSO ( TIRANDO COZINHA E BANHEIROS ) , EU TERIA ALGUM PROBLEMA CASO COM CHUVA NA PAREDE ??

  • Regi, tudo bem?

    Você saberia dizer se posso utilizar Bianco na mistura com gesso para arrumar e impermeabilizar uma trinca num teto de estuque? Grato.

  • MARGARETH VIEIRA DO NASCIMENTO

    Olá, minha casa está na alvenaria, eu e meu marido queremos fazer o reboco de gesso, só que nossa casa só está chapiscada no lado externo, nossa duvida é, posso rebocar o interno de gesso sem rebocar a parte externa da casa?

    • O correto é rebocar o externo primeiro para evitar que a umidade entre e danifique seu reboco de gesso.

  • Regi, tudo bem?

    Quero fazer um reboco com gesso numa parte externa da minha casa, onde há um pequeno muro onde divide o quintal da garagem, porém esse muro pega chuva e sol direto. Posso colocar reboco de gesso assim mesmo? Ou caso negativo, há algo em que eu posso passar para que não haja problemas?

    Obrigado desde já.

    • Olá Jeferson, reboco com gesso é indicado apenas para áreas internas. Não recomendo usar em áreas externas. Abraços!

  • ariadle santos

    oi gostoria de saber se pode passar gesso no banheiro e na cosinha tipo assim ;na parte onde vai colocar asulejo usa cimento acima pssa o gesso ;o que vc achar

  • Quero colocar o gesso no lugar do reboco com cimento, porém quero colocar prateleiras espalhadas pela casa… Pode dar algum problema quanto ao sustento das prateleiras na parede?

  • Olá regi.
    Tenho uma parede rebocada de gesso que inventeu de colocar azulejo . Picotada e c/ a C3 depois de 6 meses caiu tudo, pois essa parede pega muita chuva do lado de fora. Agora o gesso está com aspecto de podre. Oque recomendas, lixar e passar outro gesso.
    Ou tenho que tirar esse gesso antigo?

    • Umidade é complicado Juca. Deve retirar todo esse gesso e refazer, recomendo passa bianco entes de refazer o reboco e também melhorar a impermeabilização de parte externa da parede. Abraços e espero ter ajudado.

  • quero retirar um reboco de gesso de 2cm da parede da cozinha para colocar porcelanato, como faço pra remover esse gesso?

  • Luciane Almeida

    Boa tarde!
    Por favor me dê a sua opinião.
    Me mudei para uma casa nova nunca usada no dia 02/02/18. Ontem a noite percebi que as paredes de gesso estão ficando onduladas elas não eram assim quando fiz a mudança. O que pode estar acontecendo? O que devo fazer?

    • Olá, deve chamar um gesseiro para dar uma olhada. Pode ser apenas as fitas de dilatação que estão soltando ou pode ser algo mais grave.Se for reboco de gesso pode ser apenas o reflexo das luzes que está mostrando as torturas da parede. Abraços!

  • Valeria giannini gomes simoes

    Ola, boa tarde. Estou com a casa no tijolo e penso no emboço de gesso em toda a area interna, incluindo banheiro e cozinha. Porem tenho duvidas quanto a algumas coisas e gostaria de ajudar. Existe algum produto que eu poderia colocar que funcionasse contra a umidade no gesso? Eu pretendo pendurar painel de tv, armarios planejados, como poderia fazer isto com o emboço de gesso? O que posso fazer para melhorar ou solucionar minhas questoes?

  • boa tarde ! estou construindo minha casa, já esta toda rebocada, um primo deu a ideia para ao invés de passa massa corrida nas paredes, aplicar o gesso. qual os pro e os contra? a durabilidade e boa? o acabamento fica bom?

    • Olá Raphael, eu não recomendo o gesso para esse tipo de acabamento, o gesso seria para substituir o reboco. No seu caso o mais apropriado seria a massa corrida pva. Abraços

  • Rogério de Oliveira Lisboa

    Com relação à preparação da massa de gesso, pode se usar somente gesso puro ou é necessário a utilização de algum aditivo À massa?

  • Eu comprei um imóvel já rebocado e passado a massa corrida gostaria de saber se o gesso pode passar por cima da massa se vou ter algum problema obrigado

  • Boa noite !
    Estou concluindo uma casa pré montada de concreto e gostaria de saber se é possível fazer o reboco de gesso nos quartos e na sala.
    Obrigado e fico no aguardo da resposta.

    ABS

  • cleciane fonseca

    Boa Tarde! Estou construindo e me falaram a opção de colocar reboco de gesso na parde de casa, pois torna o custo mais em conta. Gostaria de saber se realmente é confiável e se tem uma boa durabilidade? Minha casa está sendo feita no segundo pavimento e já estou fazendo o terraço, farei apenas com gesso na parte interna que não leva água. Meu marido está receioso, pois alguns pedreiros alegaram que não fica muito bom, além de minha cidade ser muito quente. Não entendi o que o calor atrapalha no gesso?

  • Nildo Silva

    Regi tudo bem?

    É aconselhável aplicar o gesso como acabamento no lugar do reboco?
    Minha obra esta na alvenaria, e, estava pensando em aplicar o gesso direto. Mas me falaram que o gesso pode trincar na hora de furar para pendurar um quadro ou uma TV.

    Isso procede?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.