REBOCO DE GESSO, PORQUE NÃO USAR?

O reboco de gesso envolve vários tabus, assim como outros trabalhos de gesso que levaram anos para cair no gosto da povo brasileiro e hoje já são muito usados nas obras.

Vamos tentar nesse artigo desmistificar um pouco o reboco de gesso.

Reboco comum
É o método mais tradicional e usa materiais tradicionais como massa de cimento e areia. Este método tem como vantagem ser mais resistente inclusive a água, pode ser usado interno e externo e é bastante durável. Tem como desvantagem o custo final já que envolve reboco, massa corrida para acerto da parede e ainda pintura.

Reboco de Gesso
O uso do gesso em substituição ao reboco tradicional é uma alternativa bastante indicada para muitos casos, e ele apresenta algumas vantagens como:

  • Rapidez na aplicação
  • Economia de tempo e possivelmente de custo
  • Bom acabamento da parede

reboco de gesso

VEJA: 5 DICAS PARA CONTRATAR UM BOM GESSEIRO

Quando usar o reboco?

O reboco é o material  ideal  para áreas externas ou espaços úmidos. A própria mistura de água, cimento e areia é capaz de formar uma superfície impermeabilizante, que melhora a proteção contra infiltrações e otimiza a acústica do ambiente. Como se não bastasse, o reboco traz uma temperatura mais amena para a área interna em relação à parte externa da casa. Em termos estéticos, vale ressaltar que ele não fica tão bonito como o gesso.

Quando é melhor apostar no reboco de gesso?

O gesso deve ser utilizado quando a parede estiver aprumada e dentro do esquadro. Além de ser de rápida e prática aplicação, ele agrega mais economia à obra. Como se não bastasse, este material cobre a parede integralmente, formando uma superfície lisa, uniforme e livre de irregularidades. O único fator impeditivo para a sua aplicação é a umidade. Sendo assim, o uso de gesso deve ser evitado em cozinhas, lavanderias, saunas e banheiros. Vale salientar que a principal desvantagem deste material é que sua resistência é muito inferior à resistência do reboco. Em termos de durabilidade não há como comparar!


Contudo o uso de um ou outro acabamento na parede depende de muitos fatores que devem ser considerados no projeto. Porem o reboco de gesso pode ser usado na maioria dos casos, basta deixarmos um pouco o preconceito de lado.

334 comentários

  • Boa noite Regi, estou construindo um prédio de 4 andares com oito apartamentos, o prédio já esta em faze de acabamento e resolvi realizar o reboco interno com gesso e externo com massa em cimento, realmente o custo do gesso em relação ao reboco com cimento fica bem mais baixo. Por gentileza você poderia me informar qual preço em média gesseiros estão cobrando por m²?
    Grato,

  • Oi Regi, gostei do seu blog. E vou aproveitar pra tirar duvidas. Estou construindo minha casa no andar de cima . As paredes estão sem reboco tanto externa, quanto internas. Não to podendo gastar muito. Então to pensando em fazer reboco de cimento nas paredes externas primeiro e depois fazer o reboco de gesso nas paredes internas. So que tenho medo de me arrepender por causa da diferença do gesso pro cimento. Me da tu opinião ! Obg.

    • Obrigado Drielly, se for executado por um bom profissional não tem porque dar problema, ainda mais por ser no segundo pavimento onde não puxa umidade da terra. Pode fazer sem medo.

  • Olá, boa noite.
    Fiz a laje de isopor, pretendendo rebaixar com gesso acartonado, mas a equipe errou a altura do contrapiso e agora estou com um pé direito menor e por isso gostaria de rebocar esse teto com gesso no isopor. É possível?
    Obrigada,
    Silvana

    • É possível sim Silvana, para uma boa aderência o gesseiro deve passar bianco com cimento e deixar secar de um dia para o outro.

  • Olá, tudo bem? A minha casa a revestir de gesso a 15 dias, e em um quarto de cima surgiu vários círculos que parece manchas molhadas, o que devo passar na parede interna e externa para evitar isso? Essa parede pega bastante chuva, pois fica no andar de cima e contra a chuva, a parede externa esta apena rebocada! Obrigado

  • boa noite
    gosto muito do seu blogue.

    Meu apartamento é todo rebocado de gesso , posso aplicar revestimento cerâmico sobre o reboco de gesso?

  • Joao Alexandre

    Boa noite gostei das informações acima mais preciso fazer 180m quadrados de parede interna qual quantidade de gesso que vou gastar .acredito que vai sair muito mais barato que o tradicional

  • Olá já reboquei minhas paredes todas com gesso ficaram lindas…aAgora sseeu quiser deixar elas brancas e mais resistentes o que eu ffaço ? ? e como pintar algumas ? ?

    • Pintura normal igual pintar parede de alvenaria, pode aplicar massa corrida para melhorar a resistência.

  • Oi bom dia, estou construindo minha residência, agora estou na etapa do reboco externo e interno. queria uma opinião sobre o reboco tradicional e o de gesso. Já que o pedreiro cobrou um absurdo para a parte interna. Obrigado.

    • Reboco de gesso é muito ótimo, mas no seu caso o gesseiro tem que avaliar, pois para fazer o reboco com gesso as paredes devem estar bem alinhadas. Normalmente os pedreiros não alinham bem as paredes e depois acertam na massa a tortura.

  • Minha parede não tá muito no esquadro ela tem alguns defeito
    Dá para passar o gesso?

    • Dá sim Thiago, mas o gesseiro tem que avaliar pois se for muito grossa a espessura da massa não vai valer a pena fazer de gesso.

  • Sheyla Rodrigues

    O reboco de gesso suporta armários tão bem como o reboco tradicional? Comprei uma casa que possui reboco de gesso e estou em dúvida se suportam bem armários suspensos.

  • loame azevedo

    Bom dia, em minha cidade, a maioria das casas tem rachaduras por causa do terreno, começa aparecer em média entre 6 a 1 ano.
    Neste caso, você recomendaria utilizar o reboco de gesso nas áreas internas, se sim, precisa usar alguma tinta especial caso queira pintar.

    • Pode usar sim, afinal se costuma rachar o reboco tradicional o gesso leva vantagem já que é mais fácil para reparar. Para pintura é o mesmo procedimento da alvenaria, apenas o fundo que deve usar o especial para gesso.

  • Kleber Vieira

    tenho uma parede muito irregular que já foi pintada…posso aplicar o gesso pra corrigir essas imperfeições? como uma maneira de economizar na massa corrida?

    • Nesse caso é mais recomendado a massa corrida mesmo. Se for usar gesso deve passar Bianco com cimento antes para o gesso aderir na parede.

  • Olá. Minha parede já está rebocada e optei por passar o gesso para que ficasse bem lisa. Visualmente gostei do resultado. Quais seriam as desvantagens? Por enquanto só tenho um quarto finalizado com gesso.

    • Desde de que não tenha umidade não vejo desvantagens. Apenas tomar cuidado com batidas de objetos na parede, o mesmo cuidado que é tomado quando a parede recebe massa corrida.

  • Paula Moura

    Olá!

    Ainda não decidimos por reboco ou o de gesso. Nossa casa está sendo construída em cima de laje, pois o terreno é ingrime e optamos por levantá-la então, não teremos problemas com infiltração. A casa será de telhado embutido. Nesse caso, qual o mais indicado, interna e externamente? Se for de gesso, preciso emassar para pintar?

    • O gesso apenas para áreas internas, a vantagem é que não precisa emassar com massa corrida, vc poupa dinheiro e tempo.

  • Aurimarcos Barroso

    Olá, minhas paredes estão diretamente no tijolo sem reboco, isolei das paredes dos vizinhos, gostaria de saber uma média de durabilidade do gesso na parede sem infiltração e no teto com casa em cima da minha, há algum risco de cair o reboco de gesso?

  • Sidnei Nogueira

    Boa tarde! Gostaria de fazer uma pergunta, comecei um reforma em meu dormitório, uma reforma até que pesada, na qual trocaremos piso, rebaixamento de teto, janelas em fim, só que nas paredes encontramos um reboco que está em estado precário, começamos a picotar a parde para usar gesso, mas vimos que em vários pontos o reboco começou a cair, muito areoso e tivemos de descascar a parde chegando ao bloco, minha pergunta é existe algum limite de espessura para fazer reboco de gesso?
    por que pergunto, tem paredes que estão muito tortas, lugares “acreditem se quiser” que tem uma diferença de quase 3 centímetros, achei um absurdo, mas quando colocamos a régua junto com prumo até que aumenta a diferença ainda mais, queria saber se futuramente posso ter problemas com esse reboco de gesso, descolando da parede.
    só para informar, já passamos um selante na parede (bianco + cimento).

    Agradeço pelo espaço! Sidnei

    • Nesse seu caso o mais indicado seria rebocar com cimento mesmo. Além de ser uma espessura muito grande para o gesso eu creio que por ser uma parede velha o reboco de cimento ficaria melhor.

  • ola regi…MINHA CASA É ANTIGA E A BASE FOI FEITA COM ADOBO… QUAL O REBOCO MAIS INDICADO?

  • A parede do lado externo não encontra-se rebocada, posso colocar gesso na parede no lado interno?
    o lado externo deve ficar mas 1 ano sem reboco…

  • Qual a opção mais barata em uma parede já rebocada sem seladora massa corrida oum gesso?

  • Oi regi!! As paredes da minha casa estão com embolso não muito lisinho, e com selador..resolvemos dar uma acabamento, qual seria a melhor opção, gesso ou massa corrida? Dizem que tem um produto pra fixar melhor o gesso nessa situação, procede?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.