PAREDE DE GESSO PODE MOLHAR? DESCUBRA AQUI

Essa é uma pergunta que muita gente me faz, afinal, parede de gesso pode molhar?

O pode molhar é definido de várias formas, e para cada forma tem um porém. Por exemplo, você pode passar um pano molhado em uma parede de gesso tranquilamente, mas não pode jogar água com um balde.

Muita gente pensa que as chapas de drywall resistente a umidade pode molhar, e não é bem assim, elas são resistente a umidade e não a prova d’água.

Conheça um pouco mais das chapas de gesso acartonado. (Drywall)

parede de gesso pode molhar

Placa de gesso Drywall ST (cor marrom)

Essa não pode molhar de jeito nenhum, não é indicado para áreas úmidas e não é recomendado para o assentamento de cerâmica, pois a umidade da argamassa pode danificar o papel da placa.

É mais usada para forros e paredes em locais que não receberão umidade. Depois de receber pintura pode-se fazer limpeza com pano úmido sem problema.

Placa de gesso Drywall RU (cor verde)

Essa chapa de drywall conhecida como resistente a umidade é indicada para áreas úmidas como banheiros, lavabos e lavanderia e também pode receber o assentamento de revestimento cerâmico.

cerâmica na parede de gesso

Tem maior resistência a umidade, porém NUNCA deve-se colocar nenhum tipo de placa de gesso em contato direto com a água. Resistente a umidade não quer dizer que pode molhar.

Caso você esteja pensando em fazer uma parede divisória onde um dos lados irá receber muita umidade como chuva por exemplo, você pode optar por usar placa cimentícia.

Saiba mais sobre impermeabilização de áreas úmidas aqui.

40 comentários

  • Hamilton Machado

    Tenho um banheiro com Paredes de Drywall revestido com azulejo. Posso colocar azulejo sobre azulejo?

  • jaqueline fernandes

    Dividi um quarto enorme com parede de gesso ,fiz dois quartos.Gostaria de saber se tem algumas sugestoes para proteger a parte de baixo(rodape) visto que o piso precisa ser limpo e as vezes ate jogar uma agua. A tinta a óleo fazendo as vezes de rodape resolveria??

  • eu tenho a sala e o quarto com muita umidade instalar gesso 3d anti umidade ou placa de drawall resolve

    • Pode colocar placa de drywall afastada da parede, estilo “revestimento de drywall estruturado” Em nosso canal tem vídeo sobre isso.

  • Oi. Boa tarde!
    Eu queria colocar teto de gesso, mas aqui em casa as vezes passa gatos por cima do teto e eu queria saber se você me recomenda ainda sim gesso. E outra, gostaria de saber também se tem um gesso que aguente os gatos passando por cima e algumas goteiras que possam vir no futuro.

    • Pode colocar gesso sem problemas, qualquer tipo de gesso tem que suportar o peso do gato. Já goteira não tem jeito, vai furar seu gesso, mas é bem tranquilo pra consertar.

  • Veruska Andrea

    Boa noite. Qual melhor tipo de roda pé para ser instalado em roupeiros de dry wal?

  • Boa tarde Gostaria de tirar algumas dúvidas . Chamei um gesseiro para fazer uma parede de drywall, só que ele deixou a maior sujeira no chão, nos móveis , na casa toda e disse que isso é normal. Eu achei que com o dry wall seria um trabalho mais limpo e me decepcionei porque nunca tinha feito nenhuma parede de dry wall. Isso é normal mesmo. Obrigada

    • Olá Marisa, não é normal. Normalmente a preparação e pintura do drywall faz mais sujeira do que a instalação em si. Seu gesseiro não tomou cuidado e com certeza não é caprichoso.

  • Natali Lopes

    Boa tarde! O que pode ser usado para paredes externas que vão recebe volume de chuvas, substituindo o gesso sem perder na parte de isolamento acústico?
    Att,

  • Andre Neves

    boa tarde ! minha duvida é ,tenho uma área externa da minha residencia ela fica no fundo, e la eu uso pra trabalhar tenho uma confecção ,estou querendo fechar ela de gesso sera que pode? no caso la vai molhar quando ventar por que ela vai ficar exposta como uma parede normal estou com muita dúvida gostaria de ter resposta … Obrigado

    • Olá Andre, se vai molhar não pode colocar gesso. Nesse caso deve usar placas cimentícia e fazer a impermeabilização correta. Abraços e espero ter ajudado.

  • Olá!

    Tenho uma garagem/pátio (coberta e gradeada) e gostaria de construir um parede de gesso para transformar parte dela em uma sala. Apesar de a parede ser recuada em relação ao portão, tenho receio de molhar um pouco a parede de gesso quando chover (seja com respingos da chuva ou com alguma poça de água que possa ficar acumulada). Nesse caso, uma placa RU impermeabilizada seria suficiente ou precisaria revestir a parede com cerâmica?

    Obrigada!

  • Blz quanto é o valor de mão de obra pra fazer o forro de gesso acartonado liso equanto o metro linear da sanca ou requadro eo metro da parede
    Forte abraço

  • Cláudia Andréia Camargo Agostineli Villanova

    Boa tarde!
    Estou iniciando a construção da minha casa, gosto muito de fazer as coisas com minhas próprias mãos, dar um toque pessoal. Estive pesquisando na Net, algo diferente para fazer na parede,já tinha visto sobre o gesso em 3D vi aplicado em algumas casa, e achei lindo tanto na área interna como na área externa, e aí achei seu blog falando um pouco mais sobre este assunto, e elucidou alguma dúvidas, porém restas mais algumas. RS. Então, na área externa que pega chuva por exemplo em fachada da casa, e necessário fazer meio a meio (cimento e gesso) feito assim e mais a pintura ficará bem impermeabilizado? Ou há necessidade de fazer algo mais? É possível me aventurar em fazer uma parede sozinha,ou realmente precisa de um profissional pra isso? Exige curso para aprender técnicas? Como vc disse Vi que tem formas no mercado livre para vender e fazer as placas. Desde já agradeço atenção! Abraços Andreia.

  • hiago kayan

    Boa tarde cara. Parabéns pelos vídeos e matérias.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Me procuraram pra ver um projeto de uma cozinha em um clube. perguntaram se existiria a possibilidade de ser usada a parede de gesso.
    Perguntas:
    Em ambientes como cozinha (é uma cozinha de um bar) pode ser utilizada parede de gesso? se sim, quais cuidados devo ter na construção? (posso fazer um revestimento cerâmico?)
    e outra coisa, qual a altura máxima de uma parede em drywall? porque lá o ponto mais alto do telhado chega a 5,45m.

    • Obrigado Hiago. Olha só, pode fazer sem problemas. Recomendo usar placa verde (resistente a umidade) na parte onde vai colar a cerâmica. Cerâmica pode colar normalmente com argamassa ac2. Questão da altura não tem problema, pode usar montantes e guias de 90mm para ficar mais firme.

  • Ruberto Malafaia

    Quero fechar um vão de parede. Com 2,10 x 2,40 cm com placa de gesso acartonado. Quanto de materia tenho que utilizar e o quantitativo de cada um. Obrigado

  • Priscila Maciel

    Olá! Queria saber se posso colocar RU na parede do quarto,pois ela é muito úmida,no inverno ela fica molhada de tão úmida que é! obrigada

  • Olá posso colocar rodapé de Eva em parede de drywall ?

  • Gostaria de fazer um banheiro dentro do meu quarto, posso fazer as paredes de gesso, mesmo o lado do chuveiro? acho que ficaria mais barato que alvenaria e sujaria menos na obra. Obrigada.

    • Pode sim, mas nesse caso deve fazer com chapas RU, as chapas na cor verde, também deve passar impermeabilizante e revestir a parede com azulejo, pode fazer sem medo que fica ótimo, e realmente mais rápido e limpo. CLIQUE AQUI e saiba como impermeabilizar parede drywall.

  • preciso fazer uma parede para cozinha de um comercio tenho um baixo orçamento qual tipo de divisoria seria mais economica e adequada!!!!

    • Olá Ana, nesse caso acho que mais barata seria de madeira ou divisórias de eucatex, essa última não precisa pintar. Já o gesso acartonado é ótimo por isolar mais o barulho e mais bonito, porém é mais caro e necessita de pintura.

  • posso usar chapa branca de drywall no forro do banheiro , pode me mostrar um vídeo explicando?

    • Olá Graciela, não fiz vídeo sobre isso, até porque isso está dentro das regulamentações técnicas do drywall. Pode usar a chapa verde (RU) no forro do banheiro por opção, mas não é obrigatório, o indicado é realmente a chapa branca (ST).

  • Para limpeza de sujeiras que ficam em cima do foro com o tempo como a gente faz,ja que para o gesso acartonado drawal fica muitos arrames em cima.. essas sujeiras poeiras caem pelas sancas..

    • Olá Jane, pode tentar aspirar com um aspirador de pó, ou fechar os buracos por onde a sujeira está caindo. Lembre-se de ter muito cuidado ao subir na estrutura do telhado e nunca pisar no gesso ou na sua estrutura.

  • Fábio Pessanha de Azevedo

    Bom dia..preciso saber alguma técnica para fazer com que minhas pacas 3D possam ser instaladas em muros e fachadas expostas a chuvas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.