FORRO DE GESSO COMUM OU GESSO ACARTONADO (DRYWALL)?

Recebemos muitos comentários com esse dúvida, afinal qual o melhor, forro de gesso comum ou gesso acartonado? Vamos tirar todas as suas dúvidas nesse artigo.

O forro de gesso comum e gesso acartonado tem algumas semelhanças e diferenças, mas podemos dizer que existe muito mais diferenças entre eles do que semelhanças. A única coisa que ambos tem em comum na verdade é a questão de levarem gesso em sua fórmula.

O forro de gesso comum:

O gesso comum ou forro de plaquinhas como muita gente chama, é o forro de gesso tradicional e primeiro a ser usado aqui no Brasil, esse tipo de forro vem perdendo muito espaço para o forro de drywall (gesso acartonado).

Consiste em placas de gesso de 60 x 60 centímetros com mais ou menos 2 cm de espessura, são encaixadas umas nas outras suspensas por um arame e colada nas emendas com massa de gesso e sinzal. O acabamento das emendas é feito com massa de gesso.

forro de gesso ou drywall

Principais vantagens do forro de gesso comum:

Mais barato que o drywall; Mais resistente a umidade; Desempenho termo-acústico um pouco melhor por sua espessura seu maior; Aceita detalhes com molduras;

Desvantagens do forro de gesso comum:

Material mais estático ocasionando trincas mais facilmente; Muita sujeira na instalação; Tempo de secagem muito maior que o drywall; Em alguns casos apresenta amarelamento; Mais sensível a dilatação térmica fazendo com que o forro estale (Leia esse artigo e saiba porque o forro de gesso estala)

O forro de Drywall:

O forro de drywall, conhecido popularmente como gesso acartonado, chegou a cerca de 20 anos aqui no Brasil, é muito usado nas paredes e forros de grandes construções como shoppings. O sistema drywall consiste em placas de gesso revestidas com papel cartão em ambos os lados, normalmente medem 1,20 x 1,80 por 1,25 cm de espessura, as placas são parafusadas em uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado. O tratamento das juntas se dá com fita de papel micro-perfurada e massa especial para drywall.

gesso ou drywall

Principais vantagens do forro de Drywall:

Instalação mais rápida e limpa; Pode ser usado em grandes áreas; Fácil manutenção; Material segue normas técnicas; rapidez na secagem podendo ser instalado em um dia e pintado no dia seguinte; Dificilmente trinca

Desvantagens do forro de Drywall:

Mais sensível a umidade; Não aceita detalhes com molduras decoradas; Se não for bem acabado pode soltar ou marcar as fitas das emendas depois de pintado;

Conclusão:

O forro de gesso acartonado está se tornando mais popular justamente pelo fato de ter uma instalação mais rápida e limpa e também menos chances de trincar.

Os 3 pontos fracos do gesso comum são as trincas, amarelamento e muita sujeira.

Então se você pode pagar um pouco mais caro eu recomendo que opte pelo forro de drywall, principalmente se você está pensando em forrar uma casa que não possui laje ou um ambiente com telhado de estrutura metálica.

Podemos dizer que o gesso comum vai ser melhor em casos como fazer uma sanca em volta da sala ou forrar um aparamento ou casa com laje, mas sempre deve-se fazer a dilatação e não pode colar o forro na parede. Leia esse artigo e saiba mais.

92 comentários

  • JAIRO MOREIRA FERNANDES

    Boa noite Regi! Gostaria de forrar o teto da minha casa com gesso, estou em duvida em qual usar, gesso acartonado ou plaquinha? na frente da minha casa passa ônibus direto estou com medo de trincar com o gesso de plaquinha. Qual deveria utilizar levando em conta esses fatores?

    • Sua casa tem laje ou não Jairo? Se tem laje pode optar por qualquer um dois dois tipos de gesso, mas se não tem laje eu lhe recomendo a gesso acartonado. Uma casa sem laje vibra muito mais que uma casa com laje. Abraços e espero ter ajudado.

      • JAIRO MOREIRA FERNANDES

        Olá Regi! minha casa tem laje sim, Eu fiquei em duvida pois achei o acartonado mais seguro devido a estrutura que é montada para coloca-ló, e também ouvi dizer que o gesso de plaquinha é mais facil de trincar do que o acartonado. isso é verdade? No meu caso como a casa tem laje você acha que eu poderia optar pelo de plaquinha ? o acartonado é um pouco mais caro na minha região tipo uns R$ 40 mts de plaquinha eR$ 55 acartonado.

        • Verdade Jairo, o drywall é mais difícil de trincar, porém ambos tem que ser bem instalados para não dar problemas. Se vc tem referencias boas do gesseiro de plaquinha pode fazer sem problemas. Abraços!

  • Bom dia Regi! Achei interessante a sua explicação mais mesmo assim ainda tenho duvida se coloco gesso ou drywall no meu apartamento? Por isso gostaria de saber se vc poderia me indicar um profissional na região onde moro que é na zona norte de São Paulo próximo ao pico do Jaraguá?

  • Boa tarde, vou colocar gesso no apartamento porém as paredes são de bloco e não rebocadas, tendo uma leve ondulação devido às imperfeições do bloco. Pensei em colocar com moldura já que no negativo acredito que essas imperfeições irão aparecer. Isso pode ser feito? Ou para colocar teto de gesso as paredes tem que estar Rebouças independente do tipo, (negativo ou com moldura)?

    • O correto seria que as paredes estivessem rebocadas, pois tanto no negativo quanto na moldura vai aparecer as imperfeições.

  • No caso pra evitar barulhos de som do vizinho seria bom optar por rebocar e colocar gesso ou só o gesso já ameniza? E no teto pra amenizar barulhos qual gesso usar?

  • Renato Oliveira

    Bom dia, Regi!

    Em questão de atendimento legal (Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros), a placa de Drywall ou Gesso Acartonado é seguro? Os materiais é inflamável ou anti-chama?

    Tenho uma instalação de aproximadamente 9 anos e fui questionado se o mesmo é anti-chama, porém como não tenho o histórico de compra / fornecedor, fica difícil.

    • Olá Renato, todo material usado no gesso acartonado é incombustível, não pega fogo nem propaga chamas. Abraços!

      • Renato Oliveira

        Prezado Regi, boa tarde!

        Grato pelo seu parecer, por ventura você ou sua empresa elabora um laudo condizendo essas informações? Se sim aguardo um retorno para melhor conversarmos.

        Pois temos 2 tipos de forro sendo:

        1.- Forro monolítico de gesso acartonado, que são as áreas sem perfis de aço.
        2.- Forro modulado Gessoplus que são placas de gesso acartonado com película de PVC colocadas em perfis de aço.

        • Olá Renato, infelizmente não emitimos laudo. Sinto muito em não poder ajudar o amigo. Abraços!

          • Renato Oliveira

            Prezado Regi, bom dia!

            Grato pelo seu posicionamento e retorno, você consegue me orientar como proceder nesta parte?

            Recebi um catalogo técnico da Gessoplus da empresa que na época prestou os serviços de reforma na minha empresa, onde no mesmo aponta como resulta classe A.

  • Zayra Vasconcelos

    Olhar,eu gostaria de saber quantos anos um forró de gesso dura??e quando ele não eh mais seguro?

  • Ola Regi, tudo bem? Quero fazer guarda roupa de gesso com cama de casal embutida, e beliche de gesso também. É possível? Qual a vantagem? E com relação a umidade, terei problemas? Desde já agradeço, pude esclarecer muitas duvidas lendo a matéria. Obrigada!!!

    • Pode fazer sim Karina. Recomendo que use drywall e para a umidade deve tomar os cuidados básicos deixando as chapas de gesso afastadas do chão e colocando rodapés. A principal vantagem é o preço e versatilidade. Abraços!

  • Estou fazendo um sobrado de 2andares o pedreiro falou pra mim que é melhor colocar gesso do que rebocar e verdade isso é qual o melhor é mais barato no mercado.

    • Acho o gesso mais melhor pois é mais rápido e tem a opção de colocar luminária embutidas além de ser um ótimo isolante termo-acústico. Já o preço, o mais barato vai ser forro liso de gesso comum.

  • Rosi Mary Ornelass Hamamura

    Pretendo forrar minha edícula pois apesar do telhado alto é bastante quente, sem falar na sujeira que entra através das telhas. Gostaria de saber se o acartonado é recomendável neste tipo de ambiente e se este espaço ficará mais fresco? Obrigada

    • É recomendado sim e fica mais fresco, porém o que sempre usamos aqui é lã de vidro Isover de 50mm por cima do forro, reduz drasticamente o calor e ruídos.

  • Amaro Lucindo da silva filho

    Olá ,eu moro num apartamento pequeno aproximadamente 42×42 ,eu quero saber qual destes dois tipos de gesso é melhor em caso de diminuir o barulho que vem do apartamento de cima,como por exemplo,barulho de Passos de objetos que caem no chão etc…
    No teto da sala e dos quartos não tem gesso é na Lage mesmo
    Tem possibilidade de colocar na sala e nos quartos também?

    • Recomendo o gesso acartonado e também a colocação de lã de vidro entre o forro e a laje para um melhor isolamento acústico.

  • Olá Regi,
    gostaria de saber se o forro de gesso ou a chapa de drywall são indicados para hospital? Qual seria a melhor opção?
    obrigada.

    • Pode usar gesso acartonado ou forro mineral (aquele forro removível). Gesso comum não recomendo. Abraços

  • Maria Lúcia

    Olá, foi feita a instalação do gesso acartonado no teto da cozinha , o pintor disse que o correto era o gesseiro passar uma camada de gesso no acartonado, o gesseiro fala que não pode perde a garantia, é só passar massa corrida lixar e pintar. Qual a forma correta ?

    • Olá Maria Lúcia, a forma correta é passar a massa corrida. O gesseiro deve fazer apenas o tratamento das juntas. Depois o pintor lixa e aplica duas demãos de massa corrida em toda área do gesso acartonado.

  • Estou fazendo uma obra de um supermercado e tenho q forrar 2600m2 (40m largura x 65m comprimento) , dificilmente eu vejo obras de grande porte com gesso acartonado, qual o motivo? A estrutura da minha obra é toda em concreto pré moldado, inclusive as terças da cobertura. Gostaria de fazer o forro em gesso acartonado, porém, estou receoso pq não gesso ninguém fazendo aqui na minha região, apenas forro de gesso modulado em placas, ou isopor, ou pvc, pq não o acartonado? Será que em vãos grandes ele vai trincar? Minha cobertura foi toda feita em telha termoacustica com isolante PU, a possibilidade de goteiras é muito remota.

    • Olá Vanderson, pode sim fazer forro drywall em áreas grandes, basta vc ver os forros de shoppings. O grande motivo pelo qual muitas pessoas optam pelo forro modular é pelo preço já que o mesmo não precisa de pintura. O forro drywall foi desenvolvido para uso em grandes obras. Basta seguir as normas, no caso de dilatação deve ser feita uma junta a cada 15 metros lineares de forro. Veja esse vídeo AQUI E ENTENDA.

  • Dyego Crisostomo

    Olá! Ótimo artigo, tenho uma dúvida, você falou que uma das vantagens do forro de gesso comum é “Desempenho termo-acústico um pouco melhor por sua espessura seu maior”, mas não citou nada em relação a isso no acartonado, no caso do acartonado como é o desempenho dele em relação a diminuir o barulho externo? Pretendo forrar um quarto que não tem lage, apenas telhado, minha maior prioridade é diminuir o barulho externo, qual desses você me recomenda?

    Grato.

    • Olá Dyego, nesse caso eu recomendo o forro de gesso acartonado com lã de vidro de 50mm sobre ele. Vai melhorar e muito o desempenho termo-acústico do ambiente. Abraços!

  • Antonio carlos

    Bom dia gostaria de saber se posso usar o drywall pra forrar garagem e colocar moldura tem como?

  • Bom dia… Excepcional seu blog, muito bom !!!

    Dúvida: área de montanha e mata (Vgp/Sp) … Casa pronta de telhado e forro pvc… congela em dias frios de 7 a 10 graus lá fora, ficando insuportável nos quartos, mesmo com aquecedor com um fluxo de ar gelado vindo do teto e paredes … colocar Drywall no teto abaixo do pvc, ou trocar o pvc por drywall (e uma parede onde bate vento), acredita que ajuda a ter este conforto térmico ?

    • Obrigado Fabiano. Com certeza o drywall vai te ajudar, recomendo retirar o PVC para não perder o altura e fica um trabalho melhor. O drywall não irá deixa passar nada de vento. Já na parede não sei se seria uma boa opção, já fiz muito isso em paredes para evitar o calor e barulho, mas nunca para o frio.

  • Boa noite
    Tenho uma dúvida.
    Gostaria de saber qual o risco de eu colocar o forro drywall e fechar ele com moldura na parede….?
    Existe perigo de trincar?
    Isso seria no penúltimo andar de um prédio

    • Mais uma coisa? Após a instalação o que você aconselha fazer antes de iniciar as mãos de massa e pintura?
      Obs. Prédio de 14 andares…

      • Apenas lixar a massa de drywall e aplicar a massa corrida. Use e abuse do drywall sem medo. Ótimo material.

    • Tranquilo Fernanda, pode colocar a moldura sem medo. O drywall é bem menos propício a trincas e pode-se fazer forros com até 50 metros sem dilatação. Recomendo que use molduras reta, colada apenas na parede.

  • Bom dia Regi!!! gostei muito de suas explicações, gostaria de saber se fica bom para revestir em container marítimo, e se no banheiro da certo placas dão certos colocando pisos de revestimentos.

    • Obrigado Marcelo. Pode sim revestir container. No banheiro use chapas verde RU e faça a impermeabilização correta na área do box e pode colocar azulejo com argamassa ac2. Saiba mais sobre impermeabilização em drywall AQUI.

  • Boa noite Regi, estou muito interessado para ingressar na área de “Gesso”. Trabalhei uns dois dias com colega, mas não deu pra continuar por conta do meu trabalho. Sou de Amélia Rodrigues (BA), queria que você me desses algumas dicas sobre o ramo do gesso, muito grato.

  • Boa noite Regi. Muito explicativo seu blog. Estou quase na fase do de colocar o gesso e fiquei muito em duvida em qual usar. Sou de Penha-Sc e nao conheço ninguem com referencia aqui, voce tem algum gesseiro pra me indicar e se você trabalha aqui na região?

    • Obrigado Antonio! Infelizmente não temos profissionais para indicar, mas tenho certeza que ai a sua região encontra bons profissionais. Um dica é perguntar em escritórios de arquitetura e engenharia, eles conhecem os melhores. Abraços e lamento não poder ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.