CONSTRUÇÃO A SECO ESTÁ CONDENADA?

Se depender da mentalidade de muitos construtores e engenheiros por ai, a construção a seco está condenada.

Pessoas essas com uma mentalidade pequena e antiquada que vivem colocando pra baixo uma técnica que está cada vez mais em evidencia no pais. Ainda bem que isso representa uma pequena quantidade de profissionais do setor.

A construção a seco mais precisamente o  steel frame ainda é alvo de muitos preconceitos e equívocos por profissionais que não conhecem essa tecnologia.

Alternativa construtiva que é realidade há muito tempo no Canadá, Estados Unidos e Austrália, começa a trilhar o caminho da maturidade no Brasil com o crescimento do número de obras industriais e residenciais.

Cada vez mais profissionais estão se especializando na elaboração e execução de projetos em steel frame, visando um mercado que está em grande expansão aqui no Brasil.

construção a seco

O uso da construção a seco.

Muitas dúvidas ainda cercam o sistema, considerado por muitos erroneamente como uma estrutura frágil quando comparado com a alvenaria.

Isso não é verdade, e quanto mais rápido o Brasil esclarecer a questão e envolver novos profissionais e instituições para tornar essa opção ainda mais utilizada, mais rápido vamos conseguir nosso espaço.

Diferentemente de um imóvel em alvenaria, esse tipo de sistema construtivo utiliza somente produtos padronizados, que atendem a rígidos controles de qualidade, e pode ser empregado em prédios com até quatro andares.

Enquanto no Brasil um tijolo pode ser adquirido sem qualquer certificação oficial, os produtos da construção a seco diferenciam-se por atenderem aos padrões internacionais e são em sua maioria certificados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)

Veja: Sistema de Construção a Seco da Saint-Gobain obtém o DATEC do Ministério das Cidades

Este é o primeiro documento de avaliação técnica nacional emitido para um sistema construtivo não baseado em concreto

Eu poderia fazer uma lista enorme das vantagens da construção a seco, mas não é isso que quero tratar nesse post. Até porque muitos outros canais já fazem isso.

O objetivo aqui é debater com nossos colegas do ramo  como está a popularidade do steel frame ai na região que você atua.

Aqui na minha região até onde sei não está pegando muito, teve uma firma na minha cidade que não durou 2 anos.

Mas minha cidade é pequena e tenho certeza que ainda vai usar muito o sistema, nas grandes cidades a realidade já é outra.

Um fator que pesa ainda é o preço elevado dos materiais empregados na construção a seco, com certeza o preço vai baixar com a popularidade do sistema e com o aumento de empresas que estão se especializando no setor.

Deixe seu depoimento, vamos mostrar para quem acessar o blog a força do steel frame no Brasil.

 

28 comentários

  • Sou representante comercial de produtos para construção seca.
    Vejo no sistema uma grande oportunidade para o Brasil melhorar a qualidade da construção civil, por usar produtos industrializados, certificados e sustentáveis.
    Se quiserem podem divulgar meu telefone, e e-mail para esclarecer dúvidas.
    Tel. (32) 99985-1840
    E-MAIL: representacoes@tiaocanarinho.com.br
    Parabéns pelo blogs.

  • Bom dia gostaria de saber onde encontro curso de STEEL FRAME em São Paulo.

  • Roberto Antonio Becker

    Sou arquiteto e projeto construções com sistemas à seco ha 20 anos! Utilizo um sistema similar ao Light Steel Frame que se chama Quick House. Lá em 1997 montamos uma casa dentro da área de estacionamento do Bourbon Shopping na Av. Assis Brasil em Porto Alegre. A resistência das pessoas ao sistema construtivo era muito grande, todos faziam o “noc..noc” com a junta dos dedos nas paredes e desconfiavam de sua resistência. Passados estes 20 anos temos muitas obras realizadas. O sistema Quick House tem algumas vantagens sobre o Steel Frame na questão da facilidade de montagem. Confira em http://www.quickhouse.com.br. Qualquer informação façam contato betobecker@quickhouse.com.br. Att.

  • luiz carlos rosa junior

    Olá sou montador de Steel frame , já fiz varias obras aqui no Brasil , estou me oferecendo pra dar cursos de Steel Frame Manual , creio ser grande oportunidade pra todos contao luiztrade76@gmail.com

  • Já fui um montador do sistema steel frame, e uma das grandes barreiras que encontro aqui na região de São Paulo, e a falta do conhecimento da técnica correta de montagem, faltam escolas técnicas como nos EUA, lá você é avaliado por uma comissão municipal de construção e tem que provar na pratica e na teoria que sabe o que está fazendo, precisa saber montar a base, a estrutura de aço ou madeira, a parte elétrica e hidráulica, revestir e telhar uma residencia, e ainda será graduado para um ou dois pavimentos… se for pego montando sem sua documentação é preso por exercício ilegal da profissão. Se for empregado sua empresa será fechada, por isso há interesse em patrocinar cursos de qualificação que chegam a durar 2 anos… O que temos no Brasil é o de sempre, o jeitinho, a embromação, a economia burra, ai vemos casas caírem, racharem, e clientes insatisfeitos e decepcionados…

  • Pingback: 7 MOTIVOS PARA USAR GESSO ACARTONADO EM SUA OBRA - Blog Do Gesseiro

  • Dejailson Silva

    Olá eu não sou construtor, nem montador eu sou cliente, vejo algumas respostas indignadas pelo fato
    do pais não receber muito bem um novo sistema construtivo aqui, porém, é bom salientar que “sim”
    as pessoas são desconfiadas porque ninguém quer em primeiro lugar perder dinheiro e nem ser enganado.
    Pesquisei bastante sobre o steel frame aqui na minha região e não achei ninguém habilitado pra fazer minha obra. pesquisei na internet os valores da construção e fiquei bem assustado também, optei por construir na alvenaria e me deparei com profissionais que prometem, comem o dinheiro e não cumpre o prometido, sei que muitos vão dizer “bem feito, com o steel frame não ia acontecer isso”, vejo como um grande problema no steel frame o valores praticados não agradam um consumidor “classe C” como eu e na alvenaria que é um setor morto na minha opinião vai de mal a pior a cada dia que passa… rsrsrs
    Para o Steel Frame pegar tem que reduzir os valores dos materiais, automaticamente vão ser construídas mais casas e as pessoas vão perder o medo.

    As Empresas falam muito em custo benefício, que é a seco que não tem desperdício, que a entrega é bem mais rápida.
    Mas eu na qualidade de cliente falo em valor que eu posso pagar, forma de pagamento, e confiar no novo!
    meu pensamento.
    Grande abraço

  • sou montador de acartonado e steel framing a 17 anos
    o brasil é um pais muito conservador demora a se adaptar a novas tecnologias,mas graças a globalização as viagens pelo mundo de pessoas inteligentes e esclarecidas que apostam em inovação os sistemas tecnológicos construtivos vem amplamente ganhando mercado,a maior falha ainda são os PÉSSIMOS CURSOS de curta duração que as distribuidoras vem oferecendo poucas horas de aula teóricas e o individuo sai com uma carteirinha de montador para fazer lambanças nas obras atrasando a confiança no sistema para que seja ganho mercado.
    é claro e obvio que o steel ganhará mercado como o acartonado ganhou mas se não houver uma devida atenção na qualificação e supervisão de obra este tempo será muito mais demorado,por que as distribuidoras não estão se importando com a mão de obra preocupam-se apenas em vender material.

    • Ótimo comentário Vagner. Falou tudo e mais um pouco. Obrigado!!

    • Essa é a pura realidade hoje em nosso mercado de trabalho,as pessoas estão investindo muito pouco tempo em se especializar na área,causando a falta de confiança em nossos clientes…#GuiGesso\Ponta Porá MS#

  • Olá a todos , aqui em Porto Alegre e pelo interior do estado o steel frame está vindo muito bem , mas também sei que não foi de uma hora para outra, pelo que pesquisei no mínimo uns 15 anos de muita gente que dedicou muito .

  • Ótima solução construtiva leva tempo mas cedo ou mais tarde irão se adaptar à realidade com aao de obra cada vez mais improdutiva e cara, logo será a solução abs

  • Pingback: COLOCAR GESSO EM CASA SEM LAJE, PODE OU NÃO? - Blog Do Gesseiro

  • Jose A Santos

    Sou instalador em drywall e cimenticia a 14 anos e tenho acompanhado a evolução desta aréa, e estou covencido de que avançamos muito, e podemos avançar muito mais se o setor de engenharia aprofundar mais neste campo , pois e o mais economico em tempo de execução de projeto e despesas de mão de obra e economia de material . Quanto a segurança , esta já tem a aprovação da “ABNT” Associação Brasileira de Normas Tecnicas.

  • Pingback: PAREDE DE GESSO 3D, A ONDA DO MOMENTO - Blog Do Gesseiro

  • O STEEL FRAME é show de bola, as pessoas no Brasil
    não tem o conhecimento desse tipo de construção, quando elas
    conhecerem, nunca mais, elas vão querer construir casas de alvenaria.

  • eu ou fazer um curso e espero que de um resultado legal tenho ouvido que a expectativa sobre o steel frame ak em curitiba e muito boa

  • OLHA, EU ACHO CADA VEZ A CONSTRUÇAO CIVIL TA MELHORANDO.
    EU MESMO QUERO FAZER ESTE CURSO P MINHA MELHORIA NO SERVIÇO

  • Avenir Vicente de Oliveira

    Sou Professor de Drywall no Senai e vejo o Sistema com grande otimismo.

  • Pingback: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE STEEL FRAME. - Blog Do Gesseiro

  • Pingback: GESSO E GESSEIRO RESOLVEM TUDO. - Blog Do Gesseiro

  • o problema do brasileiro eh que não sabem fazer conta de CUSTO X BENEFÍCIO
    preferem ficar um ano fazendo uma casa de 100 metros
    Sendo que no STEEL FRAME a mesma obra se faz em 30 dias.

    Eu tb trabalho com steel, fiz algumas obras e o clientes ficarão
    Muito satisfeitos com a obra o
    baixo desperdício,
    Além da limpeza da obra, e os etc etc .

    Grande abraço

    • O problema Gilmar e que o brasileiro é muito avesso a mudanças e tende a desconfiar de tudo. Obrigado pelo comentário. Abçs!!

      • Só cabeça oca que não aceita, se os países desenvolvidos de primeiro mundo usam, é pq é seguro, cabe os profissionais seguirem com a instalação correta do sistema. seguindo as normas. Pais atrasado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.