Construção a Seco com Drywall e Gesso: Como Funciona?

Ao comprar ou alugar um imóvel é comum fazer alguns ajustes para melhorar a divisão interna do ambiente e ganhar ainda mais espaço.

Recentemente alguns empreendimentos mais modernos começaram a ganhar espaço no Brasil, como os de ‘planta livre’, que nada mais são do que casas e apartamentos construídos sem nenhuma parede, garantindo liberdade ao proprietário para personalizar o espaço da maneira que preferir.

Uma das técnicas que tornam este modelo possível é a construção a seco, que possibilita erguer paredes e até mesmo espaços inteiros de forma rápida e segura.

Diferente da construção úmida, este recurso dispensa o uso de argamassa e água, utilizando apenas fabricadas industrialmente.

Em relação a segurança, a construção a seco é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a partir da técnica (NBR 15.758) e também pela norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575).

Hoje existem quatro tipos de técnicas de construção a seco: placas de gesso ou drywall, parede dupla de concreto, steel frame e painéis EPS.

Veja passo a passo como funciona e entenda melhor o método com drywall e gesso:

Como é um drywall?

Drywall é nome dado a um sistema que utiliza chapas com miolo de gesso, face de papel cartão e estruturas de aço em uma construção. Além de não utilizar argamassa ou água durante o processo, a grande diferença está na possibilidade de criar diferentes formas a partir desta estrutura.

Antes de iniciar um projeto, é preciso estar atento aos tipos de drywall, que pode ser diferenciado pelas cores. As cores dão cobertura ao papel cartão da chapa e ficam voltadas para a parte de dentro da parede.

A cor verde é indicado para aplicação em áreas úmidas como banheiro, cozinha, lavanderia e até mesmo em regiões litorâneas, como é o caso de quem busca Apartamentos à venda em Balneário Camboriú.

Já as chapas rosa são mais resistentes ao fogo e indicadas para espaços com fogão, cooktop e lareira. Por fim a cor branca é mais popular de todas, utilizada em forros e ambientes secos.

Além das chapas, as paredes feitas de drywall são compostas por cinco itens: fitas para junção das peças, massa para a divisa de painéis, placas duplas, estrutura de sustentação vertical, lã mineral no meio e perfil guia para sustentação.

Tipos de instalação:

Além da variedade de modelos de construção seca, sua instalação também conta com diferentes tipos: fixação de forro, painéis prontos e parede sobre parede.

A fixação de forro consiste em painéis parafusados sobre aço, que podem suspensos como no caso de um forro, telhado ou laje. Isso ajuda na movimentação da construção em contato com o meio ambiente, o que garante segurança a longo prazo sem rachaduras ou trincas.

Em áreas urbanas como os Apartamentos em Itapema, os painéis prontos é uma ótima opção, pois já vem com revestimento de PVC em diferentes cores, que dispensam acabamento.

Também existe a parede sobre parede, que conserta superfícies tortas e oferecem um ótimo isolamento acústico. O tempo de trabalho para instalação varia de projeto para projeto, em média com 30m² por dia.

O processo tem início com a estrutura de base, onde são fixadas as guias metálicas no chão e no teto, seguido chapas de aço esticadas nessas bases. Feito isso, acontece a cobertura das divisões, com o tratamento das juntas.

É nessa etapa em que a superfície começa a ser moldada até ficar totalmente plana. Por fim, chega a etapa da finalização, com pintura, madeira ou cerâmica.

Vantagens do drywall:

A popularização do uso de drywall na construção, principalmente nas Casas em Condomínio em Balneário Cambóriu, acontece frente as inúmeras vantagens que este recurso oferece.

A começar pela sustentabilidade, a aplicação de drywall dispensa o uso de argamassa, água e ainda gera menos resíduos na obra. São 5% comparados a 30%, da construção convencional.

Outro ponto são os materiais, que são facilmente reciclados após a utilização. De forma geral, este tipo de construção contribui para a eficiência energética, uma vez que permite que os ambientes permaneçam com uma temperatura agradável no verão e também no inverno.

O ganho de tempo é outra vantagem que faz do drywall um recurso acessível, uma vez que reduz 70% do tempo de obra, dispensando o tempo de secagem de materiais tradicionais.

No quesito segurança, os materiais utilizados na obra oferecem segurança dentro das normas de construção vigentes, além de resistência e tecnologia. Outro ponto importante é a manutenção, que quando necessária pode ser realizada de forma rápida e eficiente.

Sem precisar quebrar paredes, a área danificada pode ser substituída facilitando o acesso a tubos, encanamento e fiação do ambiente.

Quem busca por isolamento acústico costuma investir no drywall como alternativa, podendo barrar até mesmo 52 dB de som comparado a 35 dB das paredes da construção convencional.

A construção a seco, principalmente a de drywall e gesso, são uma excelente alternativa para quem busca dividir ambientes de forma rápida, econômica e segura, independente do ambiente onde encontra-se a residência.

As dicas apresentadas servem como comparativo para quem na busca de um método na hora de construir ou reformar, que melhor se adeque ao projeto.

Gostou do artigo?
Compartilhe em suas redes sociais e ajude quem também está passando por uma construção em casa ou no trabalho!

3 comentários

  • Tens algum material sobre instalação de drywall para revestir lareiras de embutir?

  • Laís Paula Martins Diniz

    Na parede de alvenaria revestida de placa de drywall, posso fazer a instalação de móveis planejados?

    • Pode sim, mas deve parafusar os móveis na estrutura do drywall ou fazer reforços nas chapas onde será os pontos de fixação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.