Ícone do site Blog Do Gesseiro

COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE GESSO?

COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE GESSO?

Essa é uma pergunta que me tirava o sono quando tinha minha empresa.

Normalmente antes de abrir uma empresa o correto seria elaborar um plano de negócio, uma pesquisa de mercado e obter algum conhecimento sobre finanças e marketing, por exemplo.

Mas todos sabemos que na prática não é assim que funciona. Achamos que sabemos lidar com a situação, o fato é que entendemos bastante da colocação de gesso e quase nada de administração de empresas.

Gerenciar uma empresa no dia-a-dia não é tão fácil quanto se imagina. São inúmeros entraves e situações a resolver: burocracia, impostos, funcionários, finanças, treinamento e por aí vai.

E ainda tendemos em querer acumular várias funções, somos o proprietário, gerente, fizemos as vendas, cuidamos das finanças, marketing, organizamos os funcionários e em muitos casos ainda é o próprio dono da firma de gesso que coloca a mão na massa, Ufa!!

Mas como nos organizarmos e trilharmos um caminho de sucesso? Ou seja como administrar uma empresa de gesso e fazer ela tornar-se um negócio sólido e lucrativo?

A Equipe Certa:

Montar a equipe certa de colaboradores logo no início é fundamental. O que sempre fazemos é contratar familiares e amigos.

Quase sempre isso nos traz problemas futuros. Simplesmente porque contratamos  pela amizade, e não pelo perfil profissional da pessoa.

A recomendação é sempre procurar pessoas com base nas características do cargo. Saiba que uma equipe errada será fatal para seu negócio.

Uma recomendação muito importante é sempre assinar a carteira dos funcionários mesmo sendo parentes.

A Parte Financeira:

O erro mais comum quando se trata da parte financeira é misturar finanças pessoais com as finanças da empresa. Evite esta perigosa armadilha.

Defina um salário para você e nunca tire 1 centavo a mais do caixa para pagar despesas pessoais. Eu sei que essa talvez seja a missão mais difícil da vida empresarial.

Conheço algumas pessoas que quebraram porque o caixa da empresa servia para cobrir contas pessoais.

Quando a empresa precisava de dinheiro não tinha. Seja rígido nesta área e evite problemas futuros.

Marketing:

Tem gente que acha que Fazer marketing é apenas para grandes empresas. Toda empresa deve investir em marketing.

Mas minha empresa é pequena e não tenho dinheiro pra isso? O que fazer?

Defina uma porcentagem do seu lucro para ser destinado ao marketing.

Não interessa a quantia, mas acostume-se a investir em marketing desde cedo. E também existem várias formas de anunciar de graça:

Fazer uma página profissional no Facebook, anunciar no Google, aqui mesmo temos um site exclusivo para anunciar sua empresa de gesso, drywall ou construção a seco, são apenas alguns exemplos.

Fazendo isso você garante que o nome de sua empresa apareça, o importante é que quando o cliente procurar por sua empresa, ele a encontre.

Isso será fundamental para a sua sobrevivência.

LEIA TAMBÉM: 5 DICAS PARA TIRAR UMA EMPRESA DO VERMELHO

Prepare-se:

Independente do tamanho da empresa, você deve investir em seu próprio desenvolvimento profissional. Fazer cursos de vendas, negociação, liderança, motivação etc.Você precisa ser a pessoa mais preparada da empresa.

Vários negócios que conheço faliram porque a pessoa no comando era totalmente despreparada.

Lembre-se: tudo isso independe do tamanho da empresa. Mesmo que seja um negócio de um homem só, preparação é fundamental.

O Sebrae conta com vários cursos gratuitos, vamos arregaçar as mangas e aprender a empreender. Abraços a todos.

 

Sair da versão mobile