COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE GESSO?

COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE GESSO?

Essa é uma pergunta que me tirava o sono quando tinha minha empresa.

Normalmente antes de abrir uma empresa o correto seria elaborar um plano de negócio, uma pesquisa de mercado e obter algum conhecimento sobre finanças e marketing, por exemplo.

Mas todos sabemos que na prática não é assim que funciona. Achamos que sabemos lidar com a situação, o fato é que entendemos bastante da colocação de gesso e quase nada de administração de empresas.

Gerenciar uma empresa no dia-a-dia não é tão fácil quanto se imagina. São inúmeros entraves e situações a resolver: burocracia, impostos, funcionários, finanças, treinamento e por aí vai.

como administrar uma empresa de gesso

E ainda tendemos em querer acumular várias funções, somos o proprietário, gerente, fizemos as vendas, cuidamos das finanças, marketing, organizamos os funcionários e em muitos casos ainda é o próprio dono da firma de gesso que coloca a mão na massa, Ufa!!

Mas como nos organizarmos e trilharmos um caminho de sucesso? Ou seja como administrar uma empresa de gesso e fazer ela tornar-se um negócio sólido e lucrativo?

A Equipe Certa:

Trabalho-em-equipe

Montar a equipe certa de colaboradores logo no início é fundamental. O que sempre fazemos é contratar familiares e amigos.

Quase sempre isso nos traz problemas futuros. Simplesmente porque contratamos  pela amizade, e não pelo perfil profissional da pessoa.

A recomendação é sempre procurar pessoas com base nas características do cargo. Saiba que uma equipe errada será fatal para seu negócio.

Uma recomendação muito importante é sempre assinar a carteira dos funcionários mesmo sendo parentes.

A Parte Financeira:

finanças

O erro mais comum quando se trata da parte financeira é misturar finanças pessoais com as finanças da empresa. Evite esta perigosa armadilha.

Defina um salário para você e nunca tire 1 centavo a mais do caixa para pagar despesas pessoais. Eu sei que essa talvez seja a missão mais difícil da vida empresarial.

Conheço algumas pessoas que quebraram porque o caixa da empresa servia para cobrir contas pessoais.

Quando a empresa precisava de dinheiro não tinha. Seja rígido nesta área e evite problemas futuros.

Marketing:

Tem gente que acha que Fazer marketing é apenas para grandes empresas. Toda empresa deve investir em marketing.

Mas minha empresa é pequena e não tenho dinheiro pra isso? O que fazer?

Defina uma porcentagem do seu lucro para ser destinado ao marketing.

Não interessa a quantia, mas acostume-se a investir em marketing desde cedo. E também existem várias formas de anunciar de graça:

Fazer uma página profissional no Facebook, anunciar no Google, aqui mesmo temos um site exclusivo para anunciar sua empresa de gesso, drywall ou construção a seco, são apenas alguns exemplos.

Fazendo isso você garante que o nome de sua empresa apareça, o importante é que quando o cliente procurar por sua empresa, ele a encontre.

Isso será fundamental para a sua sobrevivência.

LEIA TAMBÉM: 5 DICAS PARA TIRAR UMA EMPRESA DO VERMELHO

Prepare-se:

Independente do tamanho da empresa, você deve investir em seu próprio desenvolvimento profissional. Fazer cursos de vendas, negociação, liderança, motivação etc.Você precisa ser a pessoa mais preparada da empresa.

fechar-um-negócio

Vários negócios que conheço faliram porque a pessoa no comando era totalmente despreparada.

Lembre-se: tudo isso independe do tamanho da empresa. Mesmo que seja um negócio de um homem só, preparação é fundamental.

O Sebrae conta com vários cursos gratuitos, vamos arregaçar as mangas e aprender a empreender. Abraços a todos.

 

34 comentários

  • Oi qal tipobde empresa devobabrie pra fabricação e vendas de material de Gesso??

    • Pode abrir Micro empresa ou MEI tanto faz. Vai depender do faturamento. MEI só pode tirar nota até 80 mil por ano, acima disso deve ser Micro empresa.

  • Boa noite.
    Gostaria de saber quanto seria preciso hoje para abrir uma loja de drywaal. com toda a parte de perfil,chapas,parafusos, fitas e todo o restante de produtos.
    E principalmente como faço para ter acesso a esses produtos .
    Desde jã agradeço

    • Olá Caroline, não sei lhe responder exatamente o valor do investimento necessário. Deve entrar em contato com as empresas fabricantes para saber o valor mínimo do pedido deles. As empresas são grandes e bem difíceis de negociar, mas sei que deve procurar o representante delas ai na sua região. Veja com a Placo, ela tem todo o material que vc precisa. Abraços e sucesso!

  • Boa noite

    Existe patente para chapa de drywall? Por exemplo poderia montar uma maquina de fabricar chapas e revender ou teria alguma taxa a ser paga? De inicio estou tentando desenvolver uma maquina para fabricar as chapas mas esta consumindo muito tempo e dinheiro, entao nao sei se seria viavel no final pelo custo de producao.

    Obrigado

    • Você até pode fábricar, mas é um processo bem complicado e tem que seguir uma série de normas técnicas e depois terá que concorrer com gigantes do mercado. Sinceramente, acho bem difícil. Mas caso faça pode divulgar seu produto aqui. Obrigado e sucesso

  • ELIANA OLOPES

    Ola Regi, tenho lido o seu Blog, muitas informações excelentes. Talvez possa me dar uma informação…trabalho no mercado de Drywall 12 anos , no Vale do Paraíba – SP ,agora fui desligada da empresa, devido a salários alto, estou querendo investir no mercado de gesso liso juntamente com drywall, hoje você sabe qual a melhor o melhor fabricante para negociar o gesso liso….pois pretendo agregar, molduras, plaquinhas…….
    Obrigada
    Eliana Olopes

    • Obrigado Eliana. mas infelizmente não tenho essa informação. Só uma dica, Vejo um futuro muito mais promissor no drywall e steel frame do que no gesso convencional. Sucesso ai pra vc.

  • Pingback: 10 DICAS PARA ADMINISTRAR MELHOR SUA EMPRESA DE GESSO OU DRYWALL – MINHA EMPRESA DE GESSO E DRYWALL

  • Pingback: 10 DICAS PARA ADMINISTRAR MELHOR SUA EMPRESA DE GESSO OU DRYWALL - Blog Do Gesseiro

  • boa tarde! estou querendo montar loja ou empresa de gesso, gostaria de saber com quanto posso abrir com 15.000 mil da pra abrir?sei tbm que tenho que investir em curso de finanças,vendas etc.

    • Olá Mery, creio que com 15 mil você já consegue começar seu negócio sim. Caso queira saber mais sobre finanças assista o vídeo a seguir. clique aqui para assistir.

    • Oi Mery tenho vontade tbm de abrir uma empresa ,pois sou gesseiro e sei bastantes coisas q podiam ti ajudar … É vc deve sabe algumas q tbm possam mim ajudar

  • Parabéns pelo espaço de ajuda e esclarecimentos, nossa empresa está há 6 anos no mercado e desde então vamos caminhando rumo a um crescimento sustentado no atendimento e na qualidade aliado o pós-venda. Ao ler o artigo achei muito interessante, uma vez que é muito comum vermos empresas de gesso fechando suas portas, seu ciclo de vida dura em média 2 anos.
    Minha recomendação é que estabeleça um pró labore, justamente como o texto expõe e aconselha, pois como o giro é alto podemos ser enganados pelo volume e ao final acabarmos surpreendidos pela ausência de $$$$$.

    Parabéns pelo blog, tenho a certeza que ajuda a muitos gesseiros pelo Brasil.
    Nosso site é http://www.totalwall.com.br

    • Olá Giovanni, obrigado. São comentários como esse seu que enriquecem nosso blog. Sucesso aí para o amigo.

  • Boa tarde meu nome é juliana, meu tio tem uma empresa de gesso que está passando por uma grande crise financeira e gostaria de saber como posso ajudar desde já agradeço.

    • Olá Juliana, isso é bem complicado. Hoje não tenho mais minha empresa de gesso mas passei por isso na época e busquei ajuda do sebrae, fiz vários cursos de educação financeira e melhorou bastante minha situação. Procura no Google “ead sebrae” tem vários cursos gratuitos. Boa sorte aí pro seu tio.

  • Meu tio tem uma empresa de gesso é está passando por uma grande crise,gostaria de saber como faço para ajudar ele desde já agradeço.

  • Muito edificante o blog… Peguei boas dicas… Vcs me veram mais por aki rsrs obrigado

  • Ola, gostaria de saber se vale a pena fabricar as peças de gesso para uso e para a venda valem a pena? Tenho um bom contato pelo tempo de serviço prestado, mais n sei se me dara lucros a minha propria fabricaçao. Agradeço desde ja.

    • Olá Israel, vale a pena sim, mas vc tem que comprar material direito do fornecedor e não de terceiros. Isso lhe dará um lucro maior. E tome cuidado com os caloteiros tem bastante nesse nosso ramo.

  • Sou jose antonio
    Pretendo abrir uma firma de gesso com guanto no minimo eu consigo abrir
    Obrigado

  • Heranildo Mouzinho

    Regi,
    Boa tarde, me chamo Heranildo Mouzinho, sou formado em administração, atualmente estou morando na cidade de Óbidos, Sou funcionário Público.
    Nunca tive contato com gesso,
    Essa semana, algo me disse que eu devo abrir um negócio de gesso. Não Sei porque.
    Mas tenho que fazer.
    E sempre quando isso acontece o negócio dá certo.
    E por isso que eu estou aqui,
    Vi vários videos no youtube,
    Como preparar, como montar, e outros.
    Tem uns trabalhos fáceis e outros um um pouco complexos.
    O investimento é não achei tão alto assim.
    Já Comecei a fazer um plano de negócio.
    Estou planejando abrir em 2017.
    Gostaria de saber se tem como me qualificar na sua empresa, ou mandar alguem.
    Gostaria de saber quais são os imprevistos no dia- a-dia, como lidar e outros.

    • Olá Regi,
      Primeiramente parabéns pelo blog!!!
      Estou querendo montar uma empresa de gesso com a minha irma na cidade onde moramos, apesar de ser pequena (10 mil habitantes) não existe ninguém aqui que faz esse tipo de serviço. Temos nas redondezas vários condomínios de luxo, além da população da cidade e quando precisam desse tipo de trabalho, eles têm que ser contratados de fora, aumentando o custo lógico devido ao deslocamento de uma cidade para a outra.
      Você acha um empecilho sermos mulheres para começar esse tipo de negócio?
      Gostaria de saber se você indica algum lugar onde possamos fazer o curso, e quais cursos você indica em BH/MG, que seria a capital mais próxima.

      Aguardo seu retorno

      APC

      • Obrigado pelos elogios. Realmente é uma ótima oportunidade de negócio ainda mais que não tem concorrência. Por serem mulheres não vejo problema algum, pelo contrário, será um diferencial de vcs. Não conheço nenhum curso nessa região, Mas pode aprender on-line e comprar algum material e praticar. Acesse http://www.cursodedrywall.com

    • Olá Heranildo tudo bem?
      Estou querendo entrar no ramo e gostaria de saber como está a sua empresa? Deu certo? Queria umas dicas! Se puder entrar em contato!

      Att

      APC

  • raimundo da silva filho

    comu administrar amina empresa de gesso

  • EU QUERO MONTAR UMA FABRICA DE GESSO EM MANAUS- AM!!!
    MAIS NAO ENCONTRO AS MOLDURA DE SILICONE EO TAMPAO…
    TEM COMO ME AJUDAR ????

  • Muito interessante, tem algum meio para anunciar pelo blog?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.