COLOCAR GESSO EM CASA SEM LAJE, PODE OU NÃO?

Essa é uma dúvida muito frequente em nosso ramo, estou escrevendo esse artigo pois recebemos vários emails com a mesma pergunta, afinal pode ou não colocar gesso em casa sem laje?

Gesso em casa sem laje trinca?

Nesses 15 anos que trabalhei com gesso tenho visto muita coisa, e sempre que um cliente me perguntava se o gesso em casa com armação de madeira trinca eu respondia: Sim, e em casa de laje trinca também, até o concreto trica porque o gesso não pode. Mas fizemos de tudo pra isso não acontecer é claro.

Na verdade o gesso de plaquinhas ou gesso comum como muita gente chama, pode sim ser colocado em casa sem laje desde que seja respeitado as dilatações com tabica ou negativo.

Essa dilatação é a mesma que deve ser feita em casa com laje, caso contrário vai dar problema também. É muito simples, basta não chumbar o forro de gesso na parede.

Veja abaixo o jeito certo de fazer forro de gesso tanto em casa de laje quanto em casa sem laje.

 

forro gesso armação madeira

forro gesso

Foto cedida pelo nosso colega Samuel Santos, Link abaixo.

www.facebook.com/gessoingleses

gesso em casa sem laje

Foto cedida pelo colega da Gesso Inovações.

forro de gesso em casa sem laje

LEIA TAMBÉM: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE GESSO

Todo o forro deve ficar suspenso por arames e sem colar na parede, quando for moldura no lugar da tabica coloca-se primeiro a moldura colada na parede e depois apoiamos o forro encima e calçamos pra ele não levantar sem colar o forro na parede.

Também deve-se observar se o telhado não possui vazamentos. Certificar-se de que o madeiramento não tenha cupim e as madeiras suportem o peso do gesso. Caso necessário pode ser colocado reforços de madeira ou ferro.

Vantagens do forro de gesso em relação ao forro de madeira ou pvc.

A principal vantagem além da estética é o conforto térmico que o forro de gesso proporciona pois o calor fica retido entre o forro e o telhado deixando o ambiente mais fresco, podemos destacar ainda o conforto acústico, dias de chuva forte você quase não ouve o barulho da chuva na telha.

Conclução:

Fizemos muitos serviços aqui na minha região nesse sistema e não tivemos problemas, confiamos tanto que damos 5 anos de garantia e assistência caso desse algum problema. Temos casas sem laje com mais de 10 anos que colocamos o gesso e o cliente está satisfeito. Podemos sim colocar gesso em casa sem laje, mas caso o cliente esteja disposto a gastar um pouco mais pode ser colocado o forro de drywall  que não é tão rígido como o gesso de plaquinha.

Pedimos aos colegas gesseiros que deixe seus comentários para ajudar a esclarecer essa dúvida de nossos leitores.

686 comentários

  • Paloma Zenaro

    Olá, eu fiz um modelo de sanca rebaixada no meu teto da sala, para embelezar apenas. O gesseiro pregou com prego tbm, aonde tem tipo uma caixona grande presa no teto e depois uma superfície de gesso fazendo assim um “ novo” teto na qual eu instalei meus lustres.

    Enfim, mas minha vizinha de cima parece que anda com chumbo nos pés , a casa dela e tipo piso de madeira ( não lembro nome) mas ela arrasta móveis ( Sofá, cama ,armário) e meu teto parece que vai cair … as vezes eu tenho a impressão que meu lustre mexe… e meu gesso tá cheio de rachaduras entre o teto e início dele … será que isso é interferido com a vizinha ou eu to ficando louca? Levando em consideração q tbm fiz uma grande obra no banheiro na qual usou máquita etc…
    Não entendo nada disso. Apenas tenho medo de ceder …. pq além de ver leves rachaduras há uma parte meio quebrada.
    Mas a minha dúvida mesmo, e da vizinha se isso interfere para futuro desabamento ( ela faz horrores no apto dela )

    • Olá, com certeza a vizinha não tem culpa nesse problema rsrsrs. o gesso bem instalado tem que resistir a muito mais que isso. Pode ter haver com a obra do banheiro ou com má fixação do gesso. recomendo chamar um gesseiro para examinar.

  • william de souza will

    boa noite, sou de Blumenau – SC, vocês fariam um orçamento para uma casa aqui em minha cidade?

  • Oi, parabéns pelo blog, amei encontrar!
    Minha casa é de telha brasilit e sempre que chove tem algumas goteiras.. Já no verão é insuportável o calor.. O Gesso ameniza essa temperatura? E quanto as goteiras, teria que colocar algo?

    • Obrigado Thayná, O gesso vai deixa-la bem mais fresquinha, com certeza. Porem tem que resolver o problema das goteiras primeiro.

  • Paulo Filitto

    Boa tarde, estou querendo colocar gesso em minha casa, telhado de telha cerâmica (barro), tenho forro de madeira a anos e nunca deu infiltração, a dúvida é, colocando gesso, preciso colocar manta? E qual tipo de gesso vc indicaria para colocar? Obrigado

    • Pode colocar sim, sem problemas. A manta não resolve problemas de infiltração. Recomendo o drywall por sem menos propenso a tricas. mas pode colocar gesso comum também.

  • Bruno Alves

    Olá. Tenho um forro de gesso em telhado colonial. Agora quero trocar as telhas e precisarei alterar o ripamento, algum conselho?

  • Ola comprei uma casa com telhado de barro, e forro de gesso com tabica nos cantos, mas de noite estala demais assustando todos em casa, venho acompanhando seu blog pra saber oq fazer pois a casa estasob garantia, sendo q estou a 5 meses ja e nada parou , estala de dia e de noite

  • Ola, estou com uma duvida grande, quero aplicar gesso comum no meu quarto, estava tudo certo, ai chegou um amigo falando que era dinheiro perdido, por que o telhado é telha colonial comum, o telhado esta novo, mas ele falou que precisa aplicar a manta, e pra falar a verdade eu não quero aplicar manta.
    Será que vou ter grandes problemas futuros com algumas goteira e estragar o gesso?

  • Tiago Souza

    Olá Boa tarde! Sou gesseiro desde os 18 anos e até então nunca tinha feito um forro em uma igreja. até ai tudo bem! Mas agora fui solicitado pra realizar um forro em uma igreja que tem as medidas de 10×20 em um galpão de pré moldado, de princípio indiquei ao responsavel a tecnologia Drywall mais ele prefere o forro plaquinha 60×60 e a posição da estrutura do galpão dificulta na hora da amarração dos arames galvavanizados às placas, e minha duvida é a seguinte. Devo fazer uma estrutura de madeira ou metalom mais abaixo para realizar o trabalho? ou não é necessário, posso simplesmente esticar os arames da própria estrutura do gapão.

    • Olá Tiago, eu já fiz forro de gesso plaquinha e ambientes grandes assim e não tive boa experiencias, no seu caso é ainda pior, pois o pavilhão é pre moldado e acaba se “movendo” muito. O mais correto nesse caso seria o drywall.

  • Bom dia, estou querendo colocar gesso, minha casa é de telhado, muitos falam do perigo, falam que minha casa sendo de telhado, o ambiente é frio e pode vir a mofar ou ter problemas de cair caso comece a vazar, minha telha é aquela quadrada esmaltada, meu telhado tem varias quedas, não pinga nada, porém quando é chuva de vento ocorre de ter um ou dois barrufos de água, só o barrufo mesmo, acredito que seja pela abertura no fim da parede, mas também irei fechar o mesmo. Estou na dúvida entre o gesso e o pvc, com medo que possa me trazer problemas futuros. Mas o gesso é bem melhor que o pvc. Pode me ajudar ?

    • Sou suspeito para falar Jonh, mas o gesso compensa qualquer risco. Já fizemos gesso em muitas casas igual a sua, sendo bem feito não terá problemas. Abraços!

    • Oi eu tenho uma casa de material Antiga e telha de barro .gostaria muito de por essas placas de acartonado.mas ela fica baixo do do nível da calçadas e parece que estremece quando passa caminhão pesado ,será que isso prejudica o forró.pois chamei um gesseiro . Ele não me deu resposta

  • Bom dia tem algum.instalador de drywall que vc pode indicar colocação em Guarulhos/SP

  • Boa tarde. O uso de forro rebaixado em drywall pode ser feito sem tabica e com a instalação de rodateto, sem deixar aqueles espaços entre a laje e a parede? obrigado.

  • Olá, tudo bem? Posso colocar manta de sub cobertura em cima do forro de drywall? Muito obrigada.

  • Victor Eloi Alves Pereira

    Olá, estou construindo uma edicula na praia, o telhado será feito em telha brasilite fibrocimento, existe algum problema em fixar as chapas de drywall direto no madeiramento que tem a inclinação da queda de água diminuindo o custo com as (canaletas, tirantes e regulador) e assim para manter o pé direito alto e a ventilação, devo utilizar lã ou manta térmica?

    • Não tem como parafusar direto no madeiramento por causa dos espaçamentos exigidos pelos sistema drywall. Recomendo que faça a estrutura para o forro seguindo as normas de espaçamentos, pode até fazer de madeira (Tipo taqueamento para forro de madeira ou PVC) se não quiser usar aço. Pode sim fazer inclinado e com certeza a lã de vidro lhe daria um melhor conforto termo-acústico. Abraços!

  • Poliana Silveira

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog. Construí uma casa com telhado colonial, gostaria de fazer forro com gesso e depois molduras com sancas. estou com medo de ter alguma goteira no telhado. qual melhor opçao para forro ?

  • Olá, minha casa é de forro PVC estou querendo fazer em drywall, o forro ficará mais baixo que o de PVC?

  • Olá, quero instalar forro de gesso convencional, minha casa é de telha brasilit, o madeiramento é bem reforçado, tem algum perigo de criar barrigas, pega sol direto, a temperatura da casa pode danificar o gesso?

  • Olá, vou fazer minha casa com telhado embutido posso colocar gesso?
    E tem que ter mais madeira do que o normal?
    Obs: A telha vai ser de Amianto. 5mm bem grossa, 2,40 / 1,10

    • Olá Kassiane, pode colocar sem problemas. Não precisa colocar mais madeiras não, porem o gesseiro vai precisar de umas madeiras para ele amarrar o gesso. Essas ele mesmo instala. Já fizemos inúmeras casas assim. Uma dica, pede pro gesseiro não chumbar o forro na parede conforme o artigo acima. Veja esse vídeo onde mostro uma casa que fizemos https://youtu.be/S0AvopeeI38

  • adorei pois essas eram exatamente minhas duvidas estou querendo forrar minha casa e não e laje so que ja ia forrar com pvc mas o gesso e muito mas bonito e abafa mas o barulho e esfria mas a casa só que estou fazendo orçamento pra ver se encontro preço que posso colocar gesso, pensei que fossem mas barato

    • Uma dica Katia, não se baseie apenas no preço, procure referências do profissional que vai contratar. Abraços!

  • Olá é possível por drywall em forro de madeira já rebaixado?

    • O correto é retirar o forro e colocar somente o drywall. Mas coso queira mesmo deixar o forro de madeira deve fazer buracos nesse forro para prender o drywall direto na estrutura do telhado.

  • Samantha Hartmann

    Olá Regi, tudo bem? Sou arquiteta e estou executando o projeto de uma obra feita com estrutura metálica e telha do tipo sanduiche. A ideia é colocar lã de rocha para isolamento termo-acustico no forro, porém, estão me dizendo que não é possível fazer a tabica com a lã de rocha, pois a lã de rocha sai pela tabica e causa alergias, ou ainda, que a tabica faz perder a eficiencia acústica. Isso procede? Muito obrigada!

    • Olá, desculpe a demora na resposta. Seu gesso é comum ou acartonado? Em ambos pode colocar tabica e lã tranquilamente. Para não perder a eficiência é só encostar a lã na parede por cima da tabica. Mas se o seu forro for gesso comum, o gesseiro deve fazer a tabica fechada para evitar cair farelos da lã ou insetos. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.