O Gesso Prejudica o Meio Ambiente?

De uns tempos pra cá fala-se muito em descarte dos resíduos de gesso, eu mesmo tive vários problemas com isso na minha empresa.

Sou totalmente contra o descarte de sobras de gesso na natureza, e por isso sempre procurei dar destino correto para os resíduos.

A questão é: Não podemos descartar os sobras de gesso em qualquer lugar, mas também não nos é oferecida uma opção viável financeiramente para destinarmos esse material. (Pelo menos aqui na minha cidade ainda não)

O problema é que todos nós gesseiro sabemos que o gesso é o campeão de desperdício e sobras de material na construção civil.

Afinal, o gesso prejudica o meio ambiente?

Muita gente diz que o gesso não prejudica o meio ambiente e nem a saúde, outros chegam a afirmar que o gesso causa cancêr. No meio dessa guerra de informações ficamos sem saber oque fazer.

Alguns componentes encontrados no gesso como cálcio e enxofre pode sim prejudicar o meio ambiente e a saúde. O gesso quando descartado em local inapropriado pode entrar em contato com córregos e lençol freático contaminado os mesmos.

Pesquisei bastante sobre o tema e achei um artigo muito interessante da CBIC (Leia aqui)

O fato é que o gesso é totalmente reciclável e cresce a cada dia mais o número de empresas especializadas na reciclagem dos resíduos de gesso.

Atualmente, o destino do gesso reciclado é a indústria cimenteira, que tem necessidade de adicionar esse material ao cimento, no qual atua como retardante de pega, ou seja, como elemento que torna mais lenta a secagem do cimento.

Outro destino tem sido a produção de gesso agrícola, cuja função é absorver o alumínio (que é tóxico para as plantas) da camada superficial do solo e o arrasta para as camadas mais profundas, abaixo das raízes, bem como fornecer cálcio e enxofre para as raízes das plantas, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Gostaria de debater esse assunto com meus colegas gesseiros. Deixe seu comentário abaixo.

Vou deixar o link aqui pra vocês dar uma olhada, talvez esclareça algumas dúvidas. Pois não tem nada melhor do que saber a resposta quando o cliente perguntar sobre os impactos do gesso no meio ambiente.

Click aqui: Resíduos de gesso na construção civil.Coleta,armazenagem e reciclagem.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.