A PROFISSÃO DE GESSEIRO VAI ACABAR?!

Com tantos vídeos no youtube ensinando a colocar gesso a profissão de gesseiro e colocador de Drywall vai acabar!!

Foi um comentário como esse que me fez escrever o artigo que você está lendo no momento.

Esse não será um artigo de “mimimi” e nem de reclamação, meu objetivo é apresentar um balanço da profissão de gesseiro e instalador de Drywall, passado, presente e futuro.

 

A verdade é que nunca se falou tanto sobre gesso, Drywall e construção a seco no país como nos últimos anos. E isso se deve a grande divulgação que o material vem tendo através da internet.

PROFISSÃO DE GESSEIRO E COLOCADOR DE DRYWAlL, (NO  PASSADO).

Me lembro que quando fiz o curso de instalador de Drywall no ano de 2008, eu já trabalhava com gesso plaquinha desde 1995,  porém não era fácil vender o drywall pois ninguém conhecia.

Claro, que estou me referindo a minha cidade e cidades próximas, localizadas no Sul de Santa Catarina.

Naquela época havia resistência em adotar o Drywall, inclusive por parte dos arquitetos, pois poucos conheciam sobre este produto, era muito difícil convencer os clientes a colocarem Drywall, e acabavam sempre optando pelo gesso plaquinha.

A profissão de gesseiro e instalador de drywall também não era muito difundida, pois não se havia praticamente nada de conteúdo a respeito deste material na internet ou no youtube.

PROFISSÃO DE GESSEIRO E COLOCADOR DE DRYWALL, (NO  PRESENTE).

De 2008 para 2018, muita coisa mudou, com ajuda da internet e com a persistência na divulgação do material de Drywall no youtube e outros meios.

Neste caso não estou falando apenas do meu próprio canal e blog, mas  também muitos outros que prestam o mesmo serviço de divulgação e esclarecimento a respeito do produto.

A profissão de gesseiro e instalador de Drywall vem crescendo, e se mostrando muito promissora, uma vez que a construção civil no país vem se modernizando e procurando formas de agilizar o processo de construção.

Além disso hoje é possível se capacitar e se tornar  instalador de Drywall, através de cursos online, aumentando a mão de obra especializada, torna o acesso ao produto por parte dos clientes mais confiante na hora de optar pelo Drywall.

Outro ponto importante na hora do cliente optar por um determinado material para sua obra são as pesquisas pessoais que o cliente com certeza irá fazer.

Se há bastante informações a respeito de um determinado material, mostrando inclusive como é feito, o cliente acaba entendo um pouco mais sobre o produto e sente-se seguro em sua escolha.

CURSO COMPLETO COM CERTIFICADO! INÍCIO IMEDIATO.

PROFISSÃO DE GESSEIRO E COLOCADOR DE DRYWALL, (NO  FUTURO)

Acredito  que quanto mais divulgação existir sobre o sistema  e o processo de instalação de gesso acartonado, mais trabalho aparecerão para os profissionais,  e mais material as empresas irão vender.

Pois as pessoas não compram o que elas não conhecem.

Comparando com outros países como Estados Unidos o processo construtivo com o Drywall ainda é pouco difundido no Brasil .

A construção a seco e o uso do Drywall tem um largo espaço a preencher em nosso país na construção civil.

Conclusão:

Chegamos a conclusão que quanto mais divulgamos o sistema mais ele será utilizado no País, sinto isso nos comentários que recebo e também em conversas com outros colegas.

Para os próximos anos aguardo confiante a construção a seco no país deslanchar e se tornar um grande gerador de empregos.

Gostaria que você deixasse um comentário abaixo me contando qual sua opinião sobre esse tema.

Espero que tenha te esclarecido, até mais.

9 comentários

  • Marta Alarcon

    Boa tarde!
    Poderia me tirar uma dúvida, quando o cliente paga o gesseiro para colocação de placas 3D, ele deve fazer todo o acabamento, limpar a placa da sujeira feita pelo rejunte ou isso ficará a cargo do pintor?

  • Trabalho com objetos decorativos.
    uso gesso comum para decoração.
    Este esfarela muito e estou procurando um gesso melhor para poder oferecer produtos de melhor qualidade.
    Agradeço se puder me ajudar.

  • Pingback: As vantagens que fazem o Steel Frame crescer no Brasil

  • daniel lima pimenta

    Gostei muito da materia, estou entrando no mundo do gesso e gostaria muito de fazer um curso.

  • Alexandre rondon

    Acredito que com a vasta divulgação do produto sim haverá mais procura ,fico triste com curso ruins que acabam “formando” péssimos profissionais que sem a maior noção entram no mercado e acabam fazendo muita coisa errada mas fora isso me sinto muito bem na profissão e não pretendo sair. ..

  • Acredito que, por mais que tenha mais facilidades no sentido de informações acerca do gesso na internet, a profisssao não estar ameaçada. A construção civil no geral não “permite” conhecimento superficiais, mesmo com cursos online. Quando se trata de obras residenciais, muitas vezes o cliente quer sim economia porém, na minha opinião o gesso comum e o drywall exigem um certo conhecimento na área e preferem empresas gabaritadas e com experiência comprovada. Penso assim!!

  • Paulo frança

    Me extremamente desiludido com essa profissão que tanto amo! É como ser casado a 25 anos e tomar um baita chifre da mulher.
    Espero com pouca esperança,que um dia melhore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.