5 COISAS QUE UM BOM GESSEIRO NÃO DEVE FAZER

Nesse artigo vou destacar as 5 coisas que um bom gesseiro não deve fazer na hora de executar um trabalho, estou me baseando em normas técnicas, em minhas próprias experiencias de mais de 20 anos no ramo e também em pesquisas que fiz com gesseiros bem experientes.

Muito se debate em grupos de gesseiros sobre a forma correta de trabalhar com gesso, pois sabemos que o conceito de errado para alguns não é o mesmo para outros.

Sei que esse artigo vai gerar muita polêmica pois costumamos achar que nosso jeito de trabalhar é sempre melhor que o dos outros.

Por isso peço encarecidamente que deixe seu comentário no final do artigo para que possamos discutir (Civilizadamente) sobre o tema.

As 5 Coisas que um bom Gesseiro não deve Fazer:

1) Chumbar forro plaquinha na parede.

Não é de hoje que sabemos que o forro de gesso com plaquinhas 60×60 deve ser feito totalmente solto das paredes, apenas pendurado pelos arames. Tanto faz se for feito com negativo ou com moldura o forro não deve ser chumbado na parede.

Problemas futuros: Forro colado na parede é problema na certa, qualquer movimentação que der na estrutura o forro irá trincar. Além disso existe a dilatação térmica, ou seja, a incidência do calor faz o material expandir, já com o frio o material retrai, ocasionando assim graves rachaduras.

Assista ao vídeo onde explico sobre a dilatação térmica no forro de gesso. Clique aqui.

2) Fazer forro plaquinha somente com gesso cola, sem chumbar com sisal.

Outra coisa que está virando moda é passar gesso cola nos encaixes das plaquinhas 60×60 e colar uma na outra sem usar o sisal. Única vantagem é a agilidade do trabalho, porém não é recomendado esse tipo de serviço.

Problemas futuros: Trincas nas emendas das placas, uma rajada de vento pode empurrar o forro para cima, (já vi isso acontecer). Além disso o forro fica totalmente destravado e sem segurança alguma.

3) Fazer primeiro o forro e depois colar a moldura embaixo.

O correto em forros de plaquinha (gesso comum) é colocar primeiro a moldura colada na parede e depois soltar o forro em cima da moldura apenas pendurado pelos arames sem chumbar o forro na parede. Nesse caso o gesseiro deve chumbar uns calços em cima do forro para ele não levantar.

Problemas futuros: Moldura descola e cai, moldura trinca, forro trinca. Com o forro de gesso chumbado na parede e a moldura colada embaixo dele a tendencia é que a moldura desprenda e cai.

Leia o artigo onde falo sobre forro de gesso com moldura e com negativo, clique aqui e entenda melhor.

4) Fazer forro ou parede drywall sem intercalar as placas.

O sistema drywall não permite gambiarras, mesmo assim vejo alguns profissionais que por falta de conhecimento do sistema acabam fazendo forros ou paredes sem fazer amarração na paginação das placas.

5 coisas que um bom gesseiro não deve fazer

Problemas futuros: Trincas, desprendimento das fitas de acabamento, aparecerá marcas nas emendas das chapas, perca da estabilidade do forro ou parede.

5) Passar gesso nas fitas do drywall ao invés de usar a massa específica.

Talvez para economizar ou por não ter habilidade para aplicar a massa específica para drywall alguns gesseiros ou instaladores de drywall acabam aplicando massa de gesso comum sobre as fitas de acabamento do gesso acartonado. Esse é um erro grave.

Problemas futuros: Trincas nas emendas, descolamento das fitas, marcas visíveis após a pintura do gesso.

Espero que essas dicas sobre as 5 coisas que um bom gesseiro não deve fazer ajudem você que está pensando em colocar gesso em sua casa ou apartamento.

E você meu amigo gesseiro ou instalador de drywall que está lendo esse artigo por favor deixe seu comentário acrescentando algo a essa lita ou até mesmo contestando algo que na sua opinião eu me equivoquei.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Abraços e até o próximo conteúdo!

 

34 comentários

  • Elaine Parise

    Contratei uma empresa para colocação de placas 3D em uma sala comercial. Após a pintura, apareceram pequenas bolhas na grande maioria das placas. Passados alguns meses da instalação (5 meses), as placas foram totalmente lixadas para retirar a tinta anterior porque a alegação da empresa que confeccionou as placas era de que elas haviam sido pintadas ainda molhadas. Placas lixadas, realizou-se nova pintura no final de outubro/17. Agora, em janeiro, as “bolhas” retornaram. O que vc aconselha?

    • As bolhas geralmente são causadas por falta do fundo preparador especial para gesso. Sempre aconselho aos meus clientes que use o fundo.

      • ELAINE MARTINS PARISE

        Regi, tudo bom? Nas duas vezes em que as placas foram pintadas, foi utilizado o selador e as bolhas continuam a aparecer. Não sei mais o que fazer. Será que isso poderia ter alguma relação com a fabricação das placas?

        • Na hora de desenformar as placas podem ter usado alguma substância que está repelindo a tinta.

        • Se o problema continuar das bolhas passe esmalte sintético de fundo e após vem com a tinta o esmalte sintético vai selar sua parede ou teto eliminando assim o problema q está reagindo com a tinta

  • Bom dia amigos já trabalhei com gesso em 7 estados do brasil, de Porto Alegre Salvador!
    E posso afirmar que a maneira de se trabalhar com gesso no sul não pode ser igual ao norte
    se vc esta no sul e contrata um profissional do norte certamente seu gesso vai apesentar trincas! a junta de dilatação que no sul do pais se faz necessária até para execução de um teto de banheiro ,no norte é dispensável e quando na maioria das vezes é solicitado é feita da maneira incorreta .
    O gesso e estático mas a alvenaria não! e o faz se mover-se na horizontal e vertical e o que faz a alvenaria mover se! existe muitos fatores, mas aqui vamos citar apenas um (temperatura)
    Quanto a fita do drywall ela não impede a trinca no gesso! e sim que a mesma não apareça a fita de papel e mais difícil de colocar exige mais profissionalismo por parte do gesseiro mas também da melhor acabamento e não mostrara as trincas que por ventura possam ocorrer.
    José Lino.
    Email:Jlinoprojeto@gmail.com

  • So a moldura de 45 grados que deve ser colocado antes de colocar u forro.as otras molduras pode colar so na praca o so na parede do jeito que ficaria melhor o de acuerdo que tipo de moldura se coloca.as plaquinhas pode ser chumbado nas paredes i deixar solto na laje .ou contrario so nas partes trabalhados como cortineiros i caixinhas hasta 30cm .pero sempre tei que ter uma parte em donde dilatar .em forro liso no pode shumbar nas paredes pero en trabalhados si pode deixando dilatar alguna parte

    • Chumbar a moldura na parede, a bandeja deve ser apoiada na moldura e causada OBS. CAUSADA E NAO PREENSADA CONTRA A MOLDURA,O fechamento também conhecido como espelho deve ser chumbado só no teto e apoiado na bandeja e a segunda moldura chumbada só na bandeja (ai esta a sua luz indireta) desta forma o seu trabalho estar sendo feito da maneira correta.
      José Lino.
      Email:Jlinoprojeto@gmail.com

  • Jessé Andrade

    Concordo plenamente

  • ola amigos. eu concordo com – Gilmar moreira –
    aqui na minha cidade já vi estes problemas, acho que muitas vezes isso acontece também porque o pessoal baixa o preço alem do seu limite e como é a metro acaba baixando a qualidade ou então o cliente cai no golpe do preço baixo e o cara é um curioso
    já refiz serviço em que as placas estavam com juntas encontradas como na figura 4. montantes como guias e chapas com lados aleatórios no mesmo serviço.

  • E voce atende como gesseiro em SP ou grande SP?

    Ou pode indicar um gesseiro que sabe fazer o trabalho pra nao ter dor de cabeça.

  • Todas são verdade mais infelizmente os gesseiro não gosta de bom concelhos a 5 de não passa gesso nas fita e não usar fita telada cheguei até brigar falando que não era correto .Mais bixo teimoso e gesseiro parabéns pelo blog

    • Valeu amigo! Obrigado pelo comentário.

    • Falou uma grande verdade gesseiro é um bicho teimoso demais tenho equipe e temos que ficar em cima se ñ o cliente ñ receberá oque foi acordado quando fechado orçamento!

  • Opa tudo bom amigo ? um gesseiro fez um serviço aqui, colocou uma fita tela da no serviço que fez aqui, por consequencia antes mesmo de pintar, na etapa de emassar já surgiu uma trinca na imenda da placa, (horizontal) … Ele está enrolando para arrumar e a mão de obra na cidade é escassa, existe alguma coisa que posso fazer para consertar isso eu mesmo ? De repente uma massa para vedar, não sei… (Sou pintor e lido bem com quaisquer massas.. obrigado

    • Complicado amigo, ainda existe esse tipo de profissional. Nesse caso o correto é remover a fita na parte onde está trincada e colocar novamente. Mas use a fita de papel que é melhor. O processo é simples procure no youtube. Abraços.

  • Já houve algumas vezes que minha massa de Drywall acabou e eu utilizei gesso cola, apesar de ser difícil de colar a fita ficou muito resistente, em uma outra situação fiz um teste colei uma junta com gesso cola e outra com a massa no outro dia consegui retirar a fita colada com a massa, mas a que estava com gesso cola não soltou de jeito nenhum….
    Mas prefiro seguir as normas…. Kkk

  • Olá tudo bem, eu trabalho com drywall a 20 anos, sobre a fita telada, na minha região todos forros e paredes que eu já vi feito, o acabamento com a fita telada, todos trincados, eu só trabalho com a fita de papel, e com Gesso, ainda não recebi reclamações.

  • Alex Moreira

    Como a grande maioria concordo c quase tudo, só não o uso do gesso comum nas fitas, se for a fita telada não trinca!! E a gualidade do acabamento fica muito melhor mas resistente.

  • Se as placas nao tiverem chumbadas nas paredes,qualquer veiculo,avião ou outra coisa vai causar trepidação e vibração,eu sempre chimbei e nunca deu errado,se for um lugar com muito movimento de carros e onibus eu indico junta de dilatação,assim o forro nao racha nem trepida

  • Paulo frança

    Ja vi a construtora racional,condenar um predio inteiro por conta do gesso passado no drywall. Pensa no prejuizo.

  • Paulo frança

    Concordo em td com vc meu amigo! Trabalho a 24 no ramo,e pode acreditar! Ja vi muito disso por ai. Sem contar as inumeras vezes que me ligaram pedindo: “socorro meu forro esta caindo!”

  • concordo com quase tudo que foi dito so a questão do acabamento com gesso no drywall eu nao concordo faço drywall a mais de 20 anos sempre usei gesso pra acabamento e nunca deu problemas ,usei usei massa so em casos que a construtora ou cliente exigia

  • Muito legal o assunto abordado. E concordo com tudo. Vale observar que no Drywall estruturado, sempre se deve usar fita de papel. Usa-se o gesso porque no Brasil de uma forma geral o gesso reduz o custo e o tempo do trabalho, em comparação com a massa específica para drywall. Não sou a favor da fita tela nesse tipo de trabalho mas faco.

  • Gilmar Moreira

    Já vi muito gesseiro cometendo todos esses erros, não por falta de conhecimento, mais sim por querer render mais o trampo e assim ganhar mais dinheiro!

  • Michael Santos

    Eu trabalho com drywall e passo gesso sobre a fita telada , e nunca trincou ,os demais tópicos concordo, porém esta do gesso nas emendas dá placa afirmo por conhecimento de causa que não trinca não ,!

    A menos que o indivíduo não cumpra as normas no número de tirantes para cada canaleta e nao cumpra a amarração das placas !!

    • mais se vc verificar nas normas, tambem e indicado fita de papel e massa propria paratratamento de juntas

    • Concordo aqui e faço assim tópico 5 tá muito errado nunca vi trincar nenhum serviço meu ….

  • Carlos davila

    Ola boa noite sou gesseiro a 17 anos e concordo com quase tudo exeto gesso comum no dry wall pois aplico o mesmo a anos e nunca tive problema a questão é uso gesso descansando e não batido ( mesmo usado em chunbacao de forro “plaquinha “70×70 )!

  • Em alguns vídeos do Adalberto larroque ele diz que o uso de fita telada ao invés dá fita microperfurada (papel) não ocasiona problema algum, qual seria o segmento correto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.