5 DICAS PARA TIRAR UMA EMPRESA DO VERMELHO

Um tema que tem gerado muito interesse aqui no blog é justamente a saúde financeira de uma empresa, recebemos vários e-mails sobre como agir para tirar uma empresa do vermelho. Por isso esse artigo é para ajudar a sanar algumas dúvidas sobre esse tema.

Com a crise que estamos atravessando várias empresas, principalmente no ramo da construção civil estão apresentando dificuldades para manter-se no mercado.

Elaboramos uma ampla pesquisa e destacamos 5 dicas que podem fazer toda a diferença se você está tentando tirar sua empresa do endividamento e não está conseguindo.

DICAS MATADORAS PARA TIRAR UMA EMPRESA DO VERMELHO

1. Separar as despesas pessoais das despesas da empresa
Esse sem dúvidas é o maior desafio do pequeno empresário, não só separar o dinheiro da empresa como também saber o que é faturamento e o que lucro.

Se você conseguir fazer essa separação já é meio caminho andado para melhorar a finanças de sua empresa. Você deve estipular um salário mensal para você como se fosse um funcionário da empresa, e não usar todo o dinheiro que pega da empresa como se sendo seu.

2. Elaborar um fluxo de caixa
Mensurar os recebimentos e os pagamentos já contratados e os previstos permitirá identificar se o saldo negativo vai aumentar, reduzir ou se manter. Faça isso para um período mais longo que conseguir.

Fluxo de caixa nada mais é do que uma planilha onde você vai colocar todos os dados financeiros futuros de sua empresa. Fazer um fluxo de caixa é primordial para começar a tirar uma empresa do vermelho.

Se preferir clique na imagem abaixo que enviamos uma planilha gratuitamente para você.

arte-controle-de-caixa-01

3. Renegocie seus créditos
Procure por um crédito rotativo, por exemplo, ao invés de pagar juros de cheque especial ou cartão de crédito. Procure esticar prazos com fornecedores ou bancos, com base nas suas previsões. Se conseguir fazer parcelamentos, cuidado para que as parcelas caibam no fluxo de caixa e não ocasionem novos rombos.

4. Avalie o que pode ser feito para mudar a situação

Mesmo que você não tenha detalhes dessa mudança, isso o ajudará na conversa com os credores. Mas não se esqueça: após conseguir baratear suas dívidas, é preciso aprofundar-se no conhecimento dos problemas e nas possíveis soluções.

O objetivo final não é equacionar a dívida e sim consertar o que levou a empresa a essa situação. A renegociação é um fôlego que você precisa para fazer isso.

5. Peça ajuda

O maior erro que muitos empresários cometem é achar que conseguem fazer a gestão financeira de sua empresa sozinhos, e o pior, muitas vezes sem conhecimento nenhum pra isso. Invista em conhecimento, adquira um bom curso sobre gestão financeira, participe de palestras e treinamentos e se for preciso contrate uma consultoria para lhe ajudar a sair do vermelho e não voltar mais.

Que tal fazermos uma troca de experiências?

Deixe nos comentários abaixo como você está se saindo na administração de sua empresa, quais seus maiores desafios e dúvidas. Quem sabe alguém tenha a resposta para seus problemas e compartilhará também conosco.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.