Ícone do site Blog Do Gesseiro

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO STEEL FRAME, LSF

Muito tem se falado sobre o uso do sistema Light Steel Frame aqui no Brasil. Alias esse é um setor que vem crescendo gradativamente nos últimos anos.

O Light Steel Frame é um sintema de construção a seco que utiliza aço como principal material estrutural.

“Os construtores deverão concentrar esforços naqueles que procuram uma alternativa à construção convencional, especializando-se nesse nicho de mercado.
Os esforços de tentar convencer alguém que não compreende as características do LSF, apenas por preconceito, dificilmente compensarão.”
(Futureng)

Principais Vantagens e desvantagens do Steel Frame:

Sistema construtivo Light Steel Frame

Vantagens do Steel Frame:

1. Obra rápida e limpa;

Uma obra em Steel Frame geralmente é feita em 1/3 do tempo gasto em uma obra convencional de alvenaria. A baixa geração de entulho e resíduo resulta em uma construção mais limpa.

2. Construção a seco;

Usa-se aguá praticamente só no concreto da fundação.

3. Facilidade de montagem e manuseio;

4. Redução de prazos (se comparada com alvenaria);

5. Facilidade de passagem e manutenção de instalações elétricas, hidrossanitárias, cftv, gás, dados, arcondicionado, dentre outras;

6. Leveza e redução do custo de fundações (se comparado com alvenaria);

7. Menor número de etapas de construção;

8. Ganho de área de 4% a 5% (se comparado com uma mesma planta de edificação em alvenaria). Isso porque as paredes internas de uma edificações em Steel Frame tem menor espessura que os tijolos/blocos.

9. Redução de desperdícios. Devido ao processo ser industrializado, as etapas de obra são atividades de montagem. Diferente de uma construção convencional onde há muitas atividades moldadas “in loco”, como reboco, chapisco, corte de tijolos/blocos para paginar uma parede de vedação.

Sistema construtivo convencional

Desvantagens do Steel Frame:

1. Preconceito;

Isso é que impede o crescimento mais rápido do sistema aqui no Brasil. Muitas pessoas acham que o Light Steel Frame é um sistema frágil, quando na verdade o uso do sistema em outros Países é maior justamente pela sua resistência a fenômenos como terremotos.

2. Barreira Cultural;

Quem mora em uma residencia feita em Steel Frame não pode sair pregando objetos na parede, precisa ler o manual da casa primeiramente, entregue pela construtora, para poder parafusar objetos nas paredes e forro – e realizar qualquer manutenção necessária. No manual, devem constar informações de instalação e quais paredes foram previamente reforçadas para essa finalidade.

Para manutenções e reparos, em instalações elétricas e hidráulicas, as paredes são recortadas. Diferentemente da alvenaria, que gera quebra-quebra, barulho e entulho. As placas são recolocadas ou substituídas na sequência do conserto.

3. Falta de Conhecimento;

A falta de conhecimento, e de um adequado planejamento, faz todo o potencial da construção a seco se perder por não ser explorada adequadamente. Uma construção que não tem os processos de cura do concreto, por exemplo, não deve ficar com a obra parada pela falta de algum componente, atrasando cronogramas e, muitas vezes, expondo os materiais ao tempo.

4. Falta de Mão de Obra;

Um sistema extremamente calculado, que não permite erros e desperdícios. O que se difere, em muito, da alvenaria e por isso a falta de mão de obra especializada.

O mercado vem se esforçando com o aprimoramento de profissionais e cursos estão sendo disponibilizados para que este cenário seja modificado.

5. Custo;

Por ser um sistema que veio de fora, alguns componentes tendem a ter custos mais elevados. Porém, os produtos estão ficando cada vez mais disponíveis no mercado nacional e pensar que o Brasil é um dos maiores produtores de aço – alma da construção LSF.

Light Steel Frame, definição

Sair da versão mobile