Ícone do site Blog Do Gesseiro

SAIBA PORQUE O FORRO DE GESSO ESTALA

Temos recebidos vários e-mails e comentários ultimamente sobre estalos no forro de gesso, e a pergunta é sempre a mesma, porque o forro de gesso estala tanto? Hoje vamos tirar essa dúvida.

Sempre recebia vários telefonemas de clientes fazendo exatamente a mesma pergunta, uns até me ligavam um tanto quanto apavorados dizendo que estava difícil até para dormir com tanto barulho que o forro de gesso fazia durante a noite.

E muitos queriam que eu resolvesse o problema de qualquer jeito. A resposta que eu dava para meus clientes é a mesma que irei compartilhar com vocês agora.

Então vamos lá:

Porque o forro de gesso estala?

A resposta vem da física e o fenômeno chama-se Dilatação térmica

Na termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequentemente aumento na distância média entre as mesmas.

Ou seja, o forro de gesso estala porque a temperatura aumenta muito fazendo com que o material se expanda e quando a temperatura baixa o material se contrai novamente.

Por esse motivo que as reclamações dos clientes são mais frequentes no inverno, onde as mudanças de temperatura são mais bruscas, sendo que faz um certo calor durante o dia e bastante frio na madrugada que é quando o gesso começa e retrair ocasionado os estalos.

E também por isso que o forro de gesso estala mais em casas sem laje, apenas com telhado. Nesses casos o calor é muito grande entre o forro e o telhado ocorrendo assim o fenômeno.

Porque o forro de gesso trinca quando estala?

Quando ocorre o fenômeno da dilatação térmica alguns forros de gesso acabam trincando, isso acontece porque o forro está sem espaço para se delatar, ou foi totalmente colado na parede e o material não tem como fazer o movimento de Dilatação térmica.

Acontece também de aparecerem trincas e depois sumirem.

Devo me preocupar com essas trincas e estalo no forro de gesso?

Sim e Não. Sempre recomendo que dê uma atenção maior a tricas onde a fissura ultrapasse a espessura de um palito de fósforo, nesse caso você pode fazer um teste empurrando levemente com as mão as duas partes do forro próximo da trinca no objetivo de ver se estão separadas ou se a trinca é superficial.

Outra questão preocupante é se o forro baixou próximo da fissura, isso pode ser sinal de que arrebentou algum arame de fixação.

Arame arrebentado, risco de queda.

No caso dos estalos você não precisa se preocupar, pois a tendencia é diminuir os barulhos com o tempo.

Tem como consertar os estalos no gesso?

Infelizmente não temos o que fazer já que é a lei da física atuando sobre o material.

O que pode e deve ser feito para minimizar os barulhos no forro de gesso é a dilatação bem feita na hora da instalação. Escrevi um artigo aqui no blog sobre o jeito correto de fazer essa dilatação. (Clique aqui para ver)

Espero que essa artigo tenha lhe ajudado e qualquer dúvida deixe um comentário que reponderei prontamente.

 

Sair da versão mobile