Ícone do site Blog Do Gesseiro

FITA TELADA OU DE PAPEL PARA DRYWALL, QUAL USAR?

Parede ou forro de drywall sempre requerem um acabamento perfeito e que resista a várias intempéries não é mesmo? Os profissionais do ramo sempre tem um jeito diferente na hora de dar o acabamento com fita e massa no drywall.

Um assunto que é sempre discutido nos grupos que participamos no facebook é sobre a colocação de fita, uns dizem que fita telada não dá problema outros condenam o uso da mesma e dizem que o ideal é a fita de papel micro-perfurada. Fita telada ou de papel?

Eu particularmente uso as duas, depende do serviço e da pressa do cliente. Com a fita telada conseguimos deixar o serviço pronto com apenas uma demão de massa, já com a de papel sempre usamos duas demãos.

Pesquisando muito, lendo apostilas dos fabricantes e conversando com vários colegas, cheguei a conclusão que se o serviço for bem feito não importa muito qual fita usamos, pois acredito que ambas darão o efeito esperado de dilatação das juntas.

Veja o que diz o site da fabricante Âncora sobre as fitas para acabamento:

FITA TELADA

Características:

A fita telada é composta de fios de fibra de vidro entrelaçados formando uma malha, sendo uma das faces auto-adesiva.
É utilizada no tratamento de juntas entre as placas de gesso em paredes ou tetos, a fim de se manter a estabilidade do acabamento final, evitando trincas ou fissuras.

Aplicação:

A fita telada deve ser aplicada diretamente sobre a união das chapas, já que é auto-adesiva e em seguida deve-se passar sobre esta, uma ou duas camadas de massa para acabamento.

FITA DE PAPEL

Características:

É uma fita constituída de papel microporoso e microperfurado que facilita a saída do ar contido sob a fita na hora da aplicação, evitando a formação de bolhas.

Possui uma dobra localizada no centro, a fim de facilitar o correto posicionamento da mesma sobre as duas placas. É utilizada no tratamento de juntas entre as placas de gesso em paredes ou tetos.

Aplicação:

Neste caso aplica-se uma primeira camada de massa diretamente sobre a junta das placas e então coloca-se a fita de papel sobre a massa, pressionando-a firmemente a fim de se eliminar eventuais bolhas de ar. Por fim aplica-se uma nova camada de massa para promover o acabamento final.

LEIA TAMBÉM: QUANTO GANHA UM GESSEIRO PROFISSIONAL?

Importante: Abri está discussão aqui para nossos colegas gesseiros e colocadores de drywall deixarem seus comentários e discutirmos o assunto, pois sei que muita gente recorre ao Blog do Gesseiro para retirar dúvidas e até quem sabe aprender algo sobre gesso e drywall. Colabore, divida conosco seus anos experiencia.

Sair da versão mobile